Home / Brasil

VIOLÊNCIA

Brasil é o país que mais mata no mundo, mostra estudo da ONU

Brasil liderou o ranking mundial de homicídios em números absolutos

Imagem ilustrativa da imagem Brasil é o país que mais mata no mundo, mostra estudo da ONU

De acordo com o Estudo Global sobre Homicídios 2023, divulgado pela Organização das Nações Unidas (ONU), o Brasil liderou o ranking mundial de homicídios em números absolutos, com 47.722 assassinatos registrados em 2022. Isso representa 10,4% do total mundial, que foi de 457.049.

O Brasil também ocupa a 11ª posição em homicídios per capita, com uma taxa de 29,6 homicídios para cada 100.000 habitantes. Essa taxa é mais de 20 vezes maior do que a média global, que é de 1,1 homicídio para cada 100.000 habitantes.

Os principais fatores que contribuem para a alta taxa de homicídios no Brasil são a desigualdade social, a violência armada, o tráfico de drogas e a impunidade.

A desigualdade social é um dos principais problemas do Brasil. O país tem uma das maiores desigualdades sociais do mundo, com uma pequena parcela da população concentrando a maior parte da riqueza. Essa desigualdade gera uma sensação de frustração e desespero em muitos setores da população, que podem se tornar violentos.

A violência armada também é um problema arraigado no Brasil. O país tem uma das maiores taxas de posse de armas de fogo do mundo, o que facilita a ocorrência de homicídios.

O tráfico de drogas também é um fator importante na violência no Brasil. O país é um dos principais produtores e consumidores de drogas do mundo, o que gera conflitos entre traficantes e policiais.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias