Home / Brasil

BRASIL

Taxa de desemprego do Brasil é a 4ª maior do mundo

Um levantamento feito pela agência de classificação de risco Austin Rating, mostra que o Brasil possui hoje a 4ª maior taxa de desemprego do mundo entre as principais economias mundiais. O ranking foi elaborado a partir de dados de mais de 40 países, os quais divulgaram dados oficiais no 3º trimestre.

A pesquisa indica que o desemprego no Brasil é mais que o dobro da média global, e que a taxa é a pior entre os países que compões os 20 mais ricos do mundo e a União Europeia (G20), pois já divulgaram os dados referentes aos meses de agosto ou setembro.

O Brasil teve uma queda na taxa de desemprego no mês de agosto, e encerrou o trimestre com 13,2%. A taxa indica que ao final de agosto, o Brasil tinha até então 13,7% de trabalhadores desempregados, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O levantamento também levou em questão a pandemia provocada pela Covid-19, e que antes da pandemia o índice de desemprego no país ficava abaixo de 12%, mas que no primeiro trimestre deste ano, ela subiu para 14,7%.

Países como Costa Rica, Espanha e Grécia tiveram uma taxa de desemprego maior que a do Brasil conforme mostre o raking. Confira:

África do Sul, Arábia Saudita e Argentina que também fazem parte do G20, foram os únicos países a não divulgarem os dados de desemprego no 3ª semestre até o momento.

De acordo com o levantamento e com os países que fazem parte da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), foi registrada uma queda na taxa de desemprego no mês de setembro, que neste momento é de 5,8%. Conforme o levantamento, o resultado mostra que a taxa está 0,5% mais alta do que o percentual registrado antes da pandemia, em fevereiro do ano passado.

O ranking mostra ainda que na zona do euro, a taxa de desemprego em setembro foi de 7,4%, resultado este registrado no período pré-pandemia. Já nos Estados Unidos a taxa caiu para 4,8%, em comparação com o mês de agosto que registrou 5,2%.

*Com informações do G1

Leia também:

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias