Home / Brasil

BRASIL

Redação do Enem 2020: 'O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira'

O tema da redação do Enem 2020 é ' O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira', a informação foi divulgada pelo ministro Milton Ribeiro em suas redes sociais.

Os candidatos devem elaborar um texto dissertativo e elaborar uma proposta de intervenção sobre o tema. Em 2019, no 1º Enem sob o governo Jair Bolsonaro (sem partido), o tema foi sobre a democratização do acesso ao cinema no Brasil.

Para ganhar a sonhada nota mil, a maior pontuação na redação do Enem, os textos devem ser ter as seguintes características:

  • Possuir uma proposta de intervenção para o problema apresentado no tema;
  • Tr repertório sociocultural produtivo no desenvolvimento da argumentação do texto;
  • Respeitar os direitos humanos;
  • Apresentar as características textuais fundamentais, como coesão e coerência;
  • Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa;
  • Atender ao tipo textual dissertativo-argumentativo.

Os participantes só podem deixar a sala de provas, em definitivo, duas horas após o início da aplicação, às 15h30. Por causa da pandemia, os estudantes não podem tirar a máscara durante a aplicação.

As provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 começaram às 13h30 desde domingo (17). Elas serão aplicadas em 1.689 cidades, de acordo com números do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia do Ministério da Educação (MEC), responsável pela prova.

Com previsão para acontecer em novembro de 2020, o Enem foi adiado devido à pandemia, e acontece agora em meio a um dos piores momentos da doença, e deixa muitas pessoas indignadas pelo não adiamento.

Em 58 cidades, as provas não vão acontecer. As suspensões foram determinadas pela Justiça em todo o estado do Amazonas (56 cidades) e em duas cidades de Rondônia (Espigão D'Oeste e Rolim de Moura).

O exame terá ainda a versão digital, nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro. São esperados 96 mil candidatos para esta modalidade, que acontecerá pela primeira vez nesta edição.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias