Home / Brasil

BRASIL

Bolsonaro defende uso de vermífugo para tratar covid-19 e cita estudo sem evidência científica

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) voltou a defender nesta terça-feira (3), em suas redes sociais, o uso do medicamento nitazoxanida, vermífugo comercialmente conhecido como Annita, no tratamento da Covid-19.

Bolsonaro usou dados de um estudo encomendado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), publicado no fim de dezembro no European Respiratory Journal, revista científica internacional, para afirmar que o medicamento pode reduzir a carga viral de pacientes infectados pelo novo coronavírus.

https://twitter.com/jairbolsonaro/status/1346383187006656512?s=20

Na publicação o presidente anexou uma reportagem do programa de rádio “A Voz do Brasil”, que cita os resultados da pesquisa. Em que o estudo, mostrou que o antiviral é capaz de reduzir a quantidade de vírus em pacientes com até três dias de confirmação da doença no organismo, através de uma dosagem de 500 mg, administrada de 8 em 8 horas, durante 5 dias.

Porém, o vermífugo não é capaz de reduzir os sintomas da covid-19, como apontam os testes, em que após cinco dias de terapia, não houve diferença significante na resolução dos sintomas da doença entre o grupo que recebeu a medicação e os voluntários que tomaram as doses de placebo.

Os resultados da pesquisa mostram que a carga viral dos 194 pacientes que receberam tratamento com nitazoxanida caiu 55% após 5 dias. Quanto aos pacientes que tomaram placebo, também houve uma redução da carga viral no mesmo período de 45%. Os dados, foram essenciais para que os pesquisadores pudessem concluir que não há evidências de que o vermífugo levou à redução dos sintomas da covid-19.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias