Home / Brasil

BRASIL

Teste negativo para Covid-19 passa a ser exigido a passageiros que embarcam ao Brasil

A partir desta quarta-feira (30) entra em vigor uma portaria do governo federal que exige a apresentação de um teste negativo para a Covid-19 a passageiros que embarcam ao Brasil. Além disso, a medida também estabelece o compromisso com as medidas sanitárias de contenção da pandemia.

A documentação passa a ser exigida tanto para estrangeiros quanto para cidadãos brasileiros. Conforme a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), para ter validação, o teste para a doença do novo coronavírus deve ser feito no máximo 72 horas antes do embarque e deve ser do tipo RT-PCR.

Quanto ao comprometimento com as medidas sanitárias, que é um documento elaborado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), está na Declaração de Saúde do Viajante (DSV). Sendo necessário apresentar tanto do resultado do teste, quanto a DSV  à companhia que opera o voo.

As recomendações da DSV são basicamente de que o viajante evite aglomerações, use máscara, evite tocar nariz e boca e mantenha distância de outras pessoas, medidas essas indicadas desde o começo da pandemia. Mas além disso, o modelo aborda também a quarentena obrigatória para quem esteve no Reino Unido.

Reestrições de voo para o Reino Unido devido variante da Covid-19

Devido uma variação do novo coronavírus surgida no Reino Unido, o Brasil e alguns outros países adotaram medidas reestritivas a quem esteve em terras britânicas. Essa nova versão da Covid-19 foi identificada por especialistas inicialmente como mais contagiosa.

Dessa forma, o governo proibiu, desde o dia 25 de dezembro, o desembarque em solo brasileiro de voos com origem ou passagem pelo Reino Unido. Assim, estrangeiros que estiveram no país nos 14 dias anteriores ao embarque não poderão viajar ao Brasil. Já os brasileiros, podem retornar, desde que se comprometam legalmente a cumprir uma quarentena de 14 dias após o desembarque.

Para preencher o DSV basta acessar no site da Anvisa o formulário, que pode ser respondido em português, inglês ou espanhol. O passageiro deve estar em posse do documento utilizado para viajar, o RG ou o passaporte, no momento do preenchimento.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias