Home / Brasil

BRASIL

A pandemia está no fim, afirma Bolsonaro

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido), afirmou em vídeo publicado neste sábado (19), que a pressa por uma vacina contra a Covid-19 não se justifica e voltou a afirmar também que a pandemia está no fim, justo na mesma semana em que o Brasil bateu novo recorde diário de novos casos e passou de 186 mil mortos pela a doença.

" A pandemia realmente está chegando ao fim, os números têm mostrado isso, estamos com pequena ascensão agora, chama-se pequeno repique, que pode acontecer, mas a pressa da vacina não se justifica porque você mexe com a vida das pessoas", disse Bolsonaro em entrevista ao filho e deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL -SP).

O presidente ainda acrescentou " você vai inocular algo e você, seu sistema imunológico, pode reagir de forma ainda de forma imprevista e você não pode, sem que passe pela a Anvisa, sem que tenha certificação, que você bote a vacina no mercado", destacou.

O Brasil ainda não tem nenhuma vacina sequer com pedido de uso emergencial apresentando junto à Agência Nacional de Vigilância Sanitária ( Anvisa). Enquanto países como Reino Unido e Estados Unidos já começaram a vacinas sua população.

O ministro da saúde, Eduardo Pazuello, anunciou na quinta-feira que o país pode ter 24,5 milhões de doses de vacinas para iniciar a imunização em janeiro, dependendo das aprovações regulatórias.

Apesar de ter afirmado várias vezes que não irá tomar a vacina, o presidente Bolsonaro no entanto disse que qualquer vacina que for autorizada pela a Anvisa será comprada pelo governo e distribuída para todo país.

Neste sábado (19), o Brasil superou a marca de 186 mil mortes pela Covid-19, no momento em que enfrenta uma aceleração dos casos diante da queda da adesão ao isolamento social e até mesmo do uso da máscara e álcool gel.

*Com informações Reuters.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias