Home / Brasil

BRASIL

Narcotraficantes são alvo de maior operação da PF de 2020

Nesta segunda-feira (23), a Polícia Federal e a Receita Federal deflagraram a Operação Enterprise. Somente hoje, Policiais Federais e servidores da Receita cumprem 149 mandados de busca e 66 mandados de prisão nos estados do Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pará, Minas Gerais, Rio Grande do Norte, Bahia e Pernambuco.

Segundo noticiado pelo portal IG, as medidas foram expedidas pela 14ª Vara Federal de Curitiba. A Interpol também foi acionada para a prisão de oito investigados que estão no exterior, bem como a identificação e sequestro de bens em outros países.Continua após a publicidade

A assessoria da PF afirmou que está é "a maior operação do ano no combate à lavagem de dinheiro do tráfico de drogas e uma das maiores da história na apreensão de cocaína nos portos brasileiros, uma vez se tratar de uma organização criminosa especializada no envio de cocaína para a Europa”.

Conforme informações, na megaoperação foram apreendidos imóveis, aeronaves e veículos de luxo avaliados aproximadamente em R$400 milhões. A expectativa é de que novos bens sejam identificados após o cumprimento de todos os mandados de busca e apreensão. Além da prisão de bens, durante a investigação foram anteriormente apreendidas 50 toneladas da droga nos portos do Brasil, da Europa e da África.

O esquema utilizado pelos criminosos consistia na lavagem de bens e ativos multimilionários no Brasil e no exterior com uso de várias interpostas pessoas (“laranjas”) e empresas fictícias, a fim de dar aparência lícita ao lucro do tráfico.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias