Home / Brasil

BRASIL

Novo canal para denúncias de violência contra a mulher e contra direitos humanos é lançado pelo Governo Federal

Nesta quinta-feira (29), o governo federal lançou um novo canal para o cidadão denunciar pelo telefone celular casos de violência contra a mulher e contra os direitos humanos.

Atualmente, a pessoa precisa acionar a Central de Atendimento à Mulher em Situação de Violência - Ligue 180 para denunciar violência contra a mulher e o Disque 100 para denunciar casos de violação de direitos humanos.

Com a plataforma lançada nesta quinta, a pessoa poderá adicionar o número (61) 99656-5008 no aplicativo de mensagens WhatsApp para ter acesso direto ao Ligue 180 e ao Disque 100.

Ouvidor nacional de Direitos Humanos, Fernando Ferreira afirma que são feitos, no Ligue 180 e no Disque 100, de 10 a 12 mil atendimentos por dia aqui.

Segundo a ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, a criação do novo canal reduzirá custos.

"Isso vai ajudar a encontrar pessoas desaparecidas, a receber denúncias já com imagens. Alguém faz um vídeo, já anexa no WhatsApp, manda para nós, isso antecipa muita coisa. Não é uma prova ainda, mas uma antecipação de prova, inclusive para o delegado ver o vídeo, o tamanho da gravidade, e já buscar medidas protetivas, medida restritiva. Então, vai vir mesmo para gente proteger cada vez mais os vulneráveis: a mulher, a criança, o idoso, povos tradicionais", declarou a ministra no lançamento.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias