Home / Brasil

BRASIL

PF faz deflagração ao combate de garimpos ilegais no Amazonas

A Polícia Federal (PF), informou nesta segunda-feira (21), que deflagrou uma operação com o intuito de reprimir a manutenção ilegal de mineração no Rio Boia e seus afluentes, em Jutaí (AM).

As apurações constataram indícios de que a bacia hidrográfica e a fauna da região estavam sendo impactadas pelo contato do mercúrio, material líquido usado no processo de extração do ouro.

Denominada de Operação Minimata, (em referência a evento de intoxicação que ocorreu na costa do Japão), a ação, iniciada na última quinta-feira (17), terminou neste domingo (20).

Os agentes desligaram quatro dragas e três balsas, onde havia cerca de 50 litros de diesel e de gasolina, que eram usadas como centro logístico para a distribuição de combustível.

De acordo com o site Metrópoles, também foram apreendidos objetos e documentos, os itens vão ser analisados na investigação de responsabilidades pelos crimes ambientais, especialmente decorrente da atividade de garimpo ilegal.

Além disso, a PF coletou amostras de água e material biológico humano, que permitirão avaliar a contaminação nos recursos ambientais e nos habitantes da região.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias