Home / Brasil

BRASIL

DM TURISMO: Cavalcante e suas belezas naturais

O município de Cavalcante, localizado ao norte do estado de Goiás, distante 513 km de Goiânia e 310 km de Brasília é um destino para apreciadores da natureza, possuindo mais de 60% de sua área preservada no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros.

A cidade é cercada de formações rochosas e mirantes, que propiciam aos turistas uma vista inesquecível. São 65 mil hectares abrangendo Cavalcante, Alto Paraíso de Goiás e o Distrito de São José, procurados por ecoturistas de todo o Brasil, em busca de suas belezas naturais.

Reconhecido desde 1961, o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros foi tombado como Patrimônio Natural da Humanidade em 2001, pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

O local abriga várias espécies de animais, alguns ameaçados de extinção, com vegetações típicas do cerrado além de várias nascentes de rios. Um verdadeiro santuário da natureza.

As belezas de Cavalcante

Um dos lugares mais visitados é a Cachoeira Santa Bárbara, com suas águas brilhantes e multicores. Com uma queda d'água de 35 metros, cercada de uma vegetação e encantos que marcam profundamente nas lembranças dos visitantes.

O acesso é feito por uma trilha de 1,6 km (necessário a companhia de um guia turístico da região), e adentra o território Kalunga, uma comunidade quilombola, distante 22 km de Cavalcante.

Para os que gostam de adrenalina, escolham a trilha de 12 km, com elevada dificuldade, com trechos rochosos e íngremes, mas com a compensação de ir apreciando aos poucos a imponente Cachoeira

O Salto, com 120 metros de corredeiras, a aventura dos que apreciam esportes radicais aquáticos, como o rafting. E como para gratificar todos os esforços, a vista singular do mirante abarca todo o exuberante cenário da região.

As melhores atrações para visitar na região:

Cachoeira Santa Bárbara; Cachoeira da Capivara; Cachoeira do Prata; Cachoeira Canduru; Cachoeira Boa Brisa; Cachoeira São Félix e o Povoado Kalunga II.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias