Home / Brasil

BRASIL

Criador da Comunidade Afago é preso acusado de abusos sexuais.

Conhecido como Ikky, Pedro Ícaro de Medeiros está sendo acusado de crimes sexuais contra jovens no Ceará. O falso guru foi preso pela Polícia Civil na manhã desta terça-feira, 29, em Fortaleza.

Pedro Ícaro faz parte da operação Erasta, do Ministério Público do Estado, que também cumpriu ordens de busca e apreensão pessoais e residenciais em três endereços na capital cearense.

Klaus Borges advogado de Pedro Ícaro, solicitará o habeas corpus ou pedido de relaxamento de prisão. " Nós pegamos o auto de prisão e pedimos autorização de acesso ao processo, que está em segredo de Justiça, mas ainda não temos muitos detalhes. O que posso afirmar agora e que vamos solicitar que o Ícaro responda em liberdade", afirmou ao Estadão. Por lei, por ser um prisão preventiva ela pode ser revista em 90 dias.

Humberto Hibiapina, Promotor de Justiça, que esteve à frente do Operação Erasta, esclareceu que o motivo da prisão preventiva está relacionado aos crimes anteriores cometidos na comunidade afago. "São dois crimes anteriores que se relacionam com os atuais pelo modus operandi do crime. São duas vítimas adolescentes que foram levadas por ele, antes mesmo da criação da comunidade afago", explicou.

O falso guru ficou conhecido nacionalmente após a matéria exibida no Fantástico, da rede Globo, em julho deste ano. Apontado como o criador da comunidade afago, o estudando de filosofia teria abusado sexualmente, fisicamente e psicológicamente de jovens de aproximadamente 20 anos, entre os anos de 2018 e 2019, em Fortaleza.

Após as denúncias serem realizadas por meio da hashtag #ExposedFortal, movimento em que os jovens relatam crimes sexuais nas redes sociais em várias partes do País, o Mistério Público do Estado do Ceará, por meio do Núcleo de Investigação Criminal e do Núcleo de Atendimento às Vítimas de Violência, com o apoio da Polícia Cívil iniciaram as investigações.

De acordo com o órgão, Ikky oferecia a "Salvação" durante as sessões na comunidade. Os relatos indicam que ele escolhia as vítimas que geralmente eram pessoas vulneráveis, com problemas pessoais, carentes.

Erasta o nome da operação, faz referência aos conceitos da pederastia da Grécia antiga, em que o homem com mais de 30 anos que se relacionava comm jovens, visando rebuscar a educação.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias