Home / Brasil

BRASIL

Bolsonaro teve reação 'negacionista' após ser alertado por Mandetta sobre 180 mil mortes

Durante entrevista concedida na madrugada desta sexta-feira (25) ao Conversa com Bial, da Rede Globo, o ex-ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, afirmou que alertou o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) sobre a possibilidade do número de vítimas fatais da Covid-19 atingir a marca de 180 mil no Brasil. No entanto, Mandetta apontou que a reação de Bolsonaro foi "negacionista e raivosa". As informações são do UOL.

"Eu nunca falei em público que eu trabalhava com 180 mil óbitos se nós não interviéssemos, mas para ele [Bolsonaro] eu mostrei, entreguei por escrito, para que ele pudesse saber da responsabilidade dos caminhos que ele fosse optar", enfatizou o ex-ministro da Saúde.

Conforme a matéria, Mandetta realçou que Bolsonaro ficou com raiva do Ministério da Saúde após negar a gravidade do cenário da pandemia, alertado pelo ex-ministro.

"Foi realmente uma reação bem negacionista e bem raivosa. Eu simbolizava a notícia e ele ficou com raiva do carteiro", explicou.

De acordo com o site, depois da reação contra o ministro, Bolsonaro passou a apelar a algo sobrenatural. "Ele se apegou àquela cantilena de pessoas que vão ao seu redor e começam a falar o que ele queria escutar".

"Me lembro de uma pessoa da saúde pública, um ex-parlamentar, que falava que só iria ter três mil óbitos e duraria só quatro semanas. Daí veio a história da cloroquina e foi uma válvula de escape para ele [Bolsonaro]. Foi só tipo 'eu tiro e coloco isso no lugar'", ressaltou Mandetta.

'Um Paciente Chamado Brasil: Os Bastidores da Luta contra o Coronavírus'

Conforme a reportagem do UOL, o ex-ministro está lançando um livro, intitulado "Um Paciente Chamado Brasil: Os Bastidores da Luta contra Coronavirus", pela Editora Objetiva. A obra apresenta o trabalho do Ministério da Saúde no enfrentamento à pandemia durante sua gestão, que teve fim no dia 16 de abril, quando foi exonerado.

Segundo a matéria, Mandetta é ortopedista e tem conhecimento em psiquiatria. Ele utiliza o conceito desta última área sobre as fases do luto para explicar a reação de Bolsonaro durante a pandemia. A obra aborda negação, raiva, negociação, depressão e aceitação, conforme o UOL.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias