Home / Brasil

BRASIL

Bolsonaro defende Renda Cidadã

O presidente Jair Bolsonaro usou suas redes sociais nesta terça-feira (29) para defender das avaliações de que o governo estaria usando atalhos para burlar o teto de gastos e criar o programa Renda Cidadã que é a ampliação do bolsa Família de olho nas eleições de 2022 e afirmou que a responsabilidade fiscal e o teto são os trilhos da economia.

"Os responsáveis pela destruição de milhões de empregos agora se calam. O meu governo busca se antecipar aos graves problemas sociais que podem surgir em 2021, caso nada se faça para atender a essa massa que tudo, ou quase tudo, perdeu". Escreveu o presidente em suas redes sociais.

A responsabilidade fiscal e o respeito ao teto são os trilhos da Economia. Estamos abertos a sugestões justamente com lideres partidários.

Na segunda, Bolsonaro, ao lado dos lideres do governo no congresso e do ministro da Economia, Paulo Guedes, anunciou a criação de um programa de ampliação do Bolsa Família, o Renda Cidadã. A proposta prevê o uso de parte dos recursos do Fundo de Desenvolvimento de Educação Básica (Fundeb) e parte dos recursos destinados a pagamentos e precatórios dividas de ações judiciais a serem pagas a pessoas físicas e jurídicas depois das sentenças definitivas para financiar o programa social.

O anúncio teve uma reação negativa do mercado, com queda da bolsa de valores, subida do dólar e juros futuros, e foi vista por analistas como um drible no teto de gastos, mirando uma possível reeleição em 2022.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias