Home / Brasil

BRASIL

DF: com a pandemia, registros de pessoas desaparecidas caem 25%

Com o isolamento domiciliar provocado pela pandemia do novo coronavírus, o Distrito Federal registrou uma queda de 25% nos casos de pessoas desaparecidas nos primeiros sete meses deste ano, em comparação com o mesmo período de 2019. 

Apesar disso, os números ainda permanecem altos e refletem a quantidade de histórias de famílias angustiadas em busca de seus parentes, significam que as delegacias do DF registraram uma média de cinco pessoas desaparecidas por dia.

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública do DF (SSP-DF), foram registradas 1.587 pessoas desaparecidas entre janeiro e julho de 2019 no DF. No mesmo período deste ano, foram 1.190 casos, ou seja, 397 notificações a menos.

Reflexo da pandemia

Segundo o delegado Leandro Ritt, da Delegacia de Repressão a Sequestros (DRS), a queda no número de desaparecidos em 2020 no DF está fortemente relacionada ao isolamento domiciliar ocorrido em tempos de Covid-19. “Isso é total reflexo da pandemia, pois as pessoas saíram menos de casa”, afirma.

“As pessoas estão convivendo mais com os familiares e percebem problemas que não viam antes, ficando alerta com mais coisas que poderiam levar a um problema em outra ocasião”, completa.

Um mês sem respostas

Um entre as centenas de desaparecidos no Distrito Federal em 2020 é José Rodrigues. Há mais de um mês, o sumiço do comerciante de 63 anos tem trazido angústia para a família que segue sem respostas sobre o paradeiro do morador de Sobradinho.

“Nós mantemos viva a esperança de achar meu pai. As buscas não pararam, ainda divulgamos cartazes, divulgamos nas redes sociais, deixamos panfletos em paradas de ônibus. Está difícil, mas seguimos acreditando que não aconteceu nada de pior com ele”, enfatiza Elizabete.

O motivo do desaparecimento segue sendo um mistério. O caso é investigado pela equipe da 35° Delegacia de Polícia (Sobradinho II). Caso alguém tenha informação sobre José Rodrigues, os parentes pedem que entrem em contato pelos telefones (61) 98139-7468 / (61) 98275-4021 / (61) 98257-5540.

*Com informações do Metrópoles

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias