Home / Brasil

BRASIL

Devastação por incêndios em reserva indígena chega a 90%

Ainda não havia parado ontem (26) o incêndio que começou na última segunda-feira (24) e alcançou a Terra Indígena Tadarimana, em Rondonópolis, a 212 km de Cuiabá, no Mato Grosso. A área atingida, se somada com a devastação ocasionada pelo fogo no início do mês, contabiliza 90%. Conforme informações do jornal A Tribuna, ontem o fogo ficou próximo das aldeias. Isso fez com que o Corpo de Bombeiros realizasse um trabalho de monitoramento contínuo. O objetivo é proteger moradias indígenas.

De acordo com a reportagem, após o registro de um novo foco de incêndio na última segunda-feira (24) as atividades dos bombeiros de Mato Grosso foram reforçadas. As ações ocorrem diuturnamente. O trabalho de contenção das chamas é feito em parceria entre a cidade de Rondonópolis e brigadas criadas pelos indígenas. Eles recebem preparo para enfrentar cenários como esse.

Segundo a matéria, os militares usam aceiros para diminuir a propagação do fogo. De acordo com o portal Socicana, a técnica consiste na utilização de faixas no percurso de divisas, cercas e áreas de vegetação nativa livres de vegetação. Dessa forma, a vegetação precisa ser retirada da superfície do solo. Essa técnica é utilizada devido à dificuldade da corporação em acessar o local, conforme A Tribuna. As equipes buscam a preservação das aldeias que estão no caminho do fogo, conforme a publicação.

Conforme a matéria, no começo do mês, o fogo havia consumido cinco mil hectares da vegetação da Terra Indígena. O enfrentamento das chamas durou mais de 80 horas.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias