Home / Brasil

BRASIL

IBGE divulga nova lista da Divisão Territorial do Brasil

O IBGE divulgou nesta segunda-feira (18), a nova relação de Divisão Territorial do Brasil, (DTB) com destaque para o ano de 2019 com avanço de 111 novos distritos municipais e três novos subdistritos ou regiões administrativas do país.

A divisão da onomástica territorial que estuda os nomes geográficos, acrescenta em Goiás, dois novos distritos (Roselândia, no município de Bela Vista; e Assunção de Goiás, no município de Vila Propício), além da toponímia do distrito de São João, no município de Goiás, que passa a ser reconhecido com nome de Águas de São João.

A divisão Territorial Brasileira descreve toda estrutura territorial do país, classificando as Macrorregiões, Unidades da Federação, Mesorregiões, Microrregiões e Municípios, seguidas de suas subdivisões internas, os subdistritos ou regiões administrativas.

O IBGE coordena todas essas dados, para monitorar potenciais de crescimento na Divisão Político-Administrativa, por meio de atualizações anuais.

O levantamento mais recente, pertinente a 2019, registrou o espaço territorial brasileiro amparando 5.568 municípios desde 2016. Fazem parte desses municípios um distrito federal (Brasília) e um distrito estadual em Pernambuco (Fernando de Noronha).

A parte tocante em relação as divisões intramunicipais ocorrem alterações com maior vigor. Em 2019, a totalidade apontava 10.607 distritos municipais e 686 subdistritos, considerando a escala de 10.496 distritos e 683 subdistritos em 2018.

A disposição do planejamento institucional, O IBGE realiza os cadastro dos eventos ocorridos na Divisão Territorial Brasileira - (DTB) com o objetivo de renovar a percepção do território do País para estruturar as pesquisas geocientíficas e a alteração da Base Territorial para fins operacionais de Estudos, de Censo e na Divulgação de Dados estatísticos.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias