Home / Brasil

BRASIL

Enem 2020 é adiado

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) ligado ao Ministério da Educação (MEC) anunciou na tarde desta quarta-feira (20/5) o adiamento das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 por um período de 30 a 60 dias.

O adiamento das provas que estavam marcadas para os dias 1 e 8 de novembro de formas presenciais e 22 e 29 de forma virtual, acontece em virtude das diversas manifestações e processos na justiça pedido que o exame fosse adiado.

A última ação visando o adiamento da prova foi aprovação de um projeto em primeira votação no Senado, com 75 votos a favor e apenas um contra para adiar a prova.

Após a votação no Senado, o presidente Jair Bolsonaro (Sem partido) sugeriu esperar mais um tempo para determinar sobre o adiamento ou não do Enem 2020. Quem também falou sobre a questão envolvendo o Enem 2020 foi o ministro da Educação Abraham Weintrub, que admitiu na manhã de hoje que o exame poderia ser adiado por 30 ou 60 dias e que iria consultar os candidatos sobre o adiamento ou não do exame deste ano.

Entretanto antes mesmo Weintrub conversar com os candidatos sobre essa possibilidade, o Inep anunciou o adiamento do Enem 2020 por um prazo de 30 a 60 dias. No início da semana o instituto já havia deixado claro a possibilidade de adiamento ao divulgar uma nota onde afirmar que a fixação de uma data não a torna imúltavel.

Confira a nota sobre o adiamento do Enem 2020 emitida pelo Inep

Atento às demandas da sociedade e às manifestações do Poder Legislativo em função do impacto da pandemia do coronavírus no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e o Ministério da Educação (MEC) decidiram pelo adiamento da aplicação dos exames nas versões impressa e digital. As datas serão adiadas de 30 a 60 dias em relação ao que foi previsto nos editais.

Para tanto, o Inep promoverá uma enquete direcionada aos inscritos do Enem 2020, a ser realizada em junho, por meio da Página do Participante. As inscrições para o exame seguem abertas até as 23h59 desta sexta-feira, 22 de maio.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias