Home / Brasil

BRASIL

USP promove campanha de doação

A Universidade de São Paulo (USP), projetou uma campanha de doação para ajudar nos esforços da sociedade na demanda por conclusões em vacinas, medicamentos, desenvolvimento de testes, higienização, equipamentos e logística.

Em meio a pandemia do novo coronavírus a USP impulsionou essa campanha "Programa USP Vida", a intenção é deixar as pessoas escolherem quais pesquisas preferem contribuir. Os doadores também podem direcionar os valores para um fundo único para o Comitê Gestor aplique na pesquisa mais avançada na ocasião.

Pesquisadores da USP se unem para acelerar diagnóstico do novo coronavírus

Inaugurada em julho de 2019, no Centro de Inovação e Pesquisa da USP (Inova USP), a plataforma foi planejada para atuar juntamente como uma "célula de intervenção rápida" contra vírus, bactérias e outros agentes infecciosos emergentes que representam uma ameaça à saúde pública.

Os equipamentos necessários para ocupar os 17 laboratórios da plataforma chegaram no início deste ano e terminaram de ser instalados no dia 13 de março, às vésperas da eclosão da epidemia da Covid-19 na cidade de São Paulo.

Desde que a pandemia do novo coronavírus atingiu o Brasil, esse tem sido o uniforme básico de trabalho para um grupo de jovens pesquisadores na Plataforma Científica Pasteur-USP: duas luvas de borracha em cada mão (a primeira delas selada ao punho com fita adesiva), máscara bem colada ao rosto, óculos, touca para os cabelos, três camadas de proteção nos pés e um macacão impermeável de corpo inteiro, com capuz fechado até o queixo.

USP quer produzir 1 milhão de máscaras contra vírus; proteção chega a 97%

Em ritmo acelerado pesquisadores da USP testam os materiais que serão usados na produção de máscaras, os estudos indicaram as matérias primas mais adequadas para a proteção ao novo coronavírus, com eficiência de 97% na retenção do vírus.

Com base nós resultados de pesquisa, o projeto (respire!, coordenado pelo InovaUSP, vai produzir 1 milhão de máscaras para 8 mil profissionais em hospitais, por meio de grupos e cooperativas de costureiras, mobilizadas pela empresa Tecido Social. As recomendações estarão disponíveis para indústrias, ONGs e pessoas interessadas em produzir máscaras cadeiras com bom nível de proteção.

*Com informações do Uol

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias