Home / Brasil

BRASIL

Políticos dão esmolas com dinheiro alheio, afirma Presidente do BB

Rubens Novaes, presidente do Banco do Brasil, encaminhou na manhã desta quinta-feira (2), via WhatsApp, a mensagem "Caiam na real", acompanhada de vídeo postado pelo presidente Jair Bolsonaro (Sem partido), em apelo pela abertura do comércio do país em plena pandemia da Covid-19.

Segundo a reportagem do Estadão, ao ser questionado o presidente do BB disse que "governadores e prefeitos impedem a atividade econômica e oferecem esmolas, com o dinheiro alheio, em troca. Essas esmolas atenuam o problema, mas não o resolvem. E pessoas querem viver de seu esforço próprio", pontuou.

Para Novaes, depois que se monta um " grande Estado assistencialista", fica difícil desmonta-lo. Crises instigam os piores instintos intervencionistas e estabilizantes. Não podemos deixar que esta crise médica, por mais séria que seja, destrua as bases da nossa sociedade", argumentou.

Constantes críticas do governo Bolsonaro

Após convocar em cadeia nacional de rádio e TV, na semana passada, para defender o fim do " confinamento de massa", Bolsonaro tem feito críticas a medidas adotadas por governadores e prefeitos para conter a disseminação do novo coronavírus, como o fechamento do comércio e escolas.

As medidas de restrições seguem as orientações dos organismos de saúde, como a Organização Mundial de Saúde (OMS), que reforça o isolamento social como o propósito mais eficiente de se impedir a propagação da Covid-19, que já provocou 37 mil mortes em todo o mundo e 241 no Brasil, até quarta-feira (1°).

O governo divulgou que o auxílio emergencial dado a trabalhadores informais terá impacto de R$ 98 bilhões aos cofres públicos. O programa para a manutenção de empregos com carteira assinada durante a crise custará o equivalente a mais de R$ 51,2 bilhões em compensações aos trabalhadores.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias