Home / Brasil

BRASIL

Pesquisa aponta que após um mês de isolamento faltará alimento nas favelas

Uma pesquisa realizada pelo Data Favela e pelo Instituto Locomotiva em 260 favelas do pais aponta que terão famílias sem alimento após um mês de isolamento. Segundo a Central Única das Favelas (CUFA) 13,5 milhões de pessoas vivem nas favelas do Brasil. Levantamento sobre recursos para alimentação das famílias foi realizado entre os dias 26 e 27 de março deste ano.

Das mães ouvidas durante a pesquisa 72% afirmam que a alimentação de sua família ficará prejudicada pela ausência de renda, 73% dizem que não têm nenhuma poupança que permita manter os gastos sem trabalhar e 92% dizem que terão dificuldade para comprar comida após um mês de isolamento.

O fundador e coordenador geral da CUFA Celso Athayde, afirma que até agora as famílias das comunidades não foram contempladas com um plano público nacional específico de combate ao coronavírus. O objetivo do levantamento é definir quais devem ser as pessoas a receber socorro e doações pelas iniciativas assistenciais da CUFA.

"Os mais frágeis da sociedade são os moradores de favela. Os mais frágeis entre os favelados são as mulheres. E os mais frágeis entre as mulheres são as mães. Porque elas cuidam dos filhos, muitas vezes trabalham no emprego informal e ainda cuidam dos velhos", declarou Celso.

De acordo com publicação da BBC, as favelas são apontadas como as regiões mais vulneráveis ao coronavírus por fatores como a falta de espaço, escassez de recursos e de saneamento básico, que dificultam as condições de higiene necessárias para evitar a propagação da doença.

Campanha Mãe de Favela

A campanha "Mãe de Favela", lançada na última quinta-feira (2), foi criada para arrecadar recursos que serão distribuídos para as mães das favelas em todo o país. As beneficiadas receberão um auxílio de R$ 120 reais, o "vale-mãe", por dois meses. Cada favela definiu a partir da pesquisa quem dentre as 30 mil mães cadastradas, receberá o auxílio.

O dinheiro será recebido pelo celular, a partir de uma parceria com a empresa PicPay, mediante cadastramento do CPF pelo telefone. O dinheiro do benefício será arrecadado pela CUFA por meio da campanha lançada na quinta e conta com apoio de empresas e artistas, como a cantora Iza, Lulu Santos, Zeca Pagodinho, Taís Araújo, Lázaro Ramos, Bruno Gagliasso e Giovanna Ewbank.

CUFA tem arrecadado toneladas de alimentos e produtos de limpeza para distribuir nas favelas durante pandemia de Covid-19. (Foto: Reprodução)

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias