Home / Brasil

BRASIL

Haverá falta de UTIs no Brasil, segundo pesquisa de Harvard

Uma pesquisa desenvolvida por estudiosos da Universidade de Harvard, emitiu um sinal de alerta na última quarta-feira(1/4), as autoridades de saúde brasileiras, informando que os leitos disponíveis de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) podem ser insuficientes para o período de abril.

O evento que tem como consequência a pandemia causada pelo novo coronavírus (Sars-CoV-2). As investigações indicaram as medidas que podem ser adotadas pelo governo para reduzir o impacto do avanço da doença e prevê hospitais privados com seus leitos de UTI sob administração estatal.

O estudo é fundamentado por sete pesquisadores, entre eles a demógrafa Márcia Castro, da Universidade de Harvard, e o secretário nacional de Vigilância em Saúde, Wanderson Oliveira.

Foram feitas duas averiguações em duas situações diferentes sendo a respeito da disponibilidade de leitos de UTI que tem como consequência os procedimentos necessários para tratamento do coronavírus. Em uma delas, 5% das internações precisavam desse tipo de equipamento. Na outra, mais agressiva, 12% demandavam uma UTI.

Nos dois resultados, as investigação colocam o Brasil sob alerta, sob a importância de saber que haverá falta de leitos, UTIs e respiradores agora em abril. A data prevista para enfrentamento do problema será a partir de 21 de abril e a de respiradores mecânicos deverá acontecer alguns dias depois.

A pesquisa diz ainda que, conforme a necessidade das diversas regiões do país, a falta de equipamentos vai acontecer em momentos diferentes.

*Com informações IG

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias