Home / Brasil

BRASIL

Governo diz que não pode antecipar segunda parcela do auxílio

Ministério da Cidadania apresentou uma nota na última quarta-feira (22), medida tomada para comunicar que o governo não poderá avançar com cumprimento do pagamento da segunda parcela do auxílio emergencial de R$ 600.

O repasse da segunda parcela estava programado para iniciar na data de 27 abril. No entanto, na última segunda (20/4), a Caixa Econômica Federal promoveu uma entrevista coletiva no Palácio do Planalto para divulgar a antecipação do pagamento nesta quinta-feira (23).

De acordo com informações passadas pelo Ministério da Cidadania, porém, a realidade dos fatos demonstram que muitas pessoas ainda se quer receberam a primeira parte do auxílio, com tudo a situação necessita do apoio de abertura de crédito para conseguir verba por meio de aditivo para atingir o montante e cumprir com a antecipação da segunda parcela, relembrando o cenário que as pessoas envolvidas no primeiro pagamento se encontram.

"Por aspectos jurídicos e orçamentários, ainda existem uma alta quantidade de solicitações de pessoas que permanecem em análise, para mais entramos em um modo que ficamos impedidos legalmente de fazer a antecipação da segunda parcela do auxílio-emergencial", anunciou o governo federal.

No comunicado, o Ministério da Cidadania não define o período do pagamento da segunda parcela.

Conforme o documento, foi solicitado ao Ministério da Economia que alcance a "estimativa para efetivação orçamentaria o mais breve possível".

De acordo com a Caixa, 31,3 milhões de brasileiros já foram beneficiados com a primeira parcela do auxílio, operação que já soma o montante de R$ 22 bilhões.

*Com informações do G1

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias