Home / Brasil

BRASIL

20 Atividades Educativas para Crianças em Casa

Estudar em casa envolve uma envolve uma combinação de aprendizado, estudo e diversão. No entanto, as crianças não costumam ser conhecidas por sua capacidade de concentração.

Mas você pode tentar canalizar essa energia ilimitada basta selecionar as atividades corretas. Então, selecionamos 20 atividades que manterão as crianças ocupadas e entretidas, e que poderão ajudar na formação escolar durante o período que estiverem estudando em casa.

Separe algumas palestras motivadoras

As palestras TED são referências por seus discursos inspiradores, educacionais e instigantes, em uma variedade impressionante de temas, incluindo idiomas (existem mais de 3000 opções). Então, faça a triagem de alguns deles para assistir com pipoca, um bloco de notas e caneta e oriente seu filho a fazer anotações sobre tudo o que achar interessante.

Visite um museu virtual

A maioria dos grandes museus do mundo está disponível para visitas virtuais. O pitoresco e maravilhoso Museu Frida Kahlo da Cidade do México, o Museu Metropolitano de Artes de Nova York, a Galeria Uffizi de Florença e até o Louvre de Paris contam com alas online para que você possa fazer um passeio digital com as crianças.

Leia um livro em voz alta

Foto de Annie Spratt @ Unsplash

Não fique preso às telas. Convidar a família para sentar e ler um livro em conjunto pode ser equivalente a antiga tradição dos grupos de leitura. Desafie as crianças mais velhas a realizar a leitura em voz alta algumas noites, estimulando a interpretação das vozes dos personagens.

Crie uma agenda escolar com blocos autoadesivos

Estudar em casa pode ser um projeto divertido para toda a família. Pegue alguns blocos autoadesivos e use uma parede livre como tela para criar uma programação escolar, no estilo “copiar e colar”, onde você pode adicionar comentários, desenhos, mudar facilmente horários e destacar prioridades da semana.

Crie seu próprio mural de trabalhos

Dedicar um espaço para criar uma “parede de trabalhos” não é apenas uma ótima atividade de artesanato, mas também uma maneira incrível de estimular seus filhos a reter o conhecimento que aprendem diariamente. Imprima fatos históricos, números ou qualquer outra coisa que queira ensinar ao longo do dia e organize-os na parede de forma atraente, estimulando a interação sempre que passar por ela.

O Canva possui diversos modelos com atividades escolares que combinam diversão e trabalho. É só selecionar o seu favorito, editar como quiser e colar no mural de trabalhos do seu filho.

Jogue uma partida de bingo

Incorpore alguns dos novos conhecimentos de seus filhos em um jogo semanal de bingo, onde você pode incluir palavras, imagens e frases, que podem variar conforme o conteúdo que seu filho aprendeu durante a semana. Ofereça um estímulo extra através de recompensas, como assistir seu filme favorito ou escolher uma sobremesa especial.

Faça um experimento científico novo todos os dias

A ciência reforça a habilidade da observação, com uma boa dose de diversão. Mas não se preocupe, pois você não precisa pensar em todos os experimentos sozinho existem inúmeras sugestões online. O canal Manual do Mundo costuma publicar no YouTube experimentos e propor atividades que podem ser feitas por crianças de todas as idades.

Crie um site

Essa é uma habilidade essencial para as crianças modernas. Eles terão que aprender a equilibrar funcionalidade e estética. Você ajudá-los nessa jornada mostrando alguns sites que com unem perfeitamente os dois elementos. Existem muitas plataformas gratuitas que permitem a criação de sites sem cobrar pela hospedagem do domínio.

Ajude seu filho a criar um site que o represente e verifique alguns dos modelos do Canva para sites.

Cozinhe um prato de outra cultura

Foto de Annie Spratt @ Unsplash

Há uma clara vantagem em realizar essa atividade. Desafie-se e inclua seu filho nessa atividade de cozinhar um prato de outra cultura para que vocês desenvolvam juntos as habilidades de culinárias e apreciação de diferentes sabores. Você pode se deliciar com algumas receitas incríveis disponíveis em páginas como TudoGostoso e Panelinha.

Faça exercícios de escrita criativa

Deixe sua criatividade fluir e mostre aos seus filhos que a inspiração pode ser encontrada em qualquer lugar. Peça a eles que fechem os olhos, sintam o cheiro de algumas especiarias e criem uma cena inspirada nos aromas ou para que escrevam cinco sons diferentes que ouviram ao longo de uma hora, para que posteriormente criem uma história envolvendo esses sons.

O Canva tem muitos modelos que podem ajudar a estimular a criatividade de seu filho. Experimente as opções abaixo.

Curiosidades da família

Convide toda a família para ajudar a construir o perfil do seu filho, incluindo momentos divertidos e curiosidades. Pode incluir algo tão casual quanto uma conversa durante o café da manhã, para depois fazer perguntas e entregar prêmios. Tente fazer questionamentos que misturem os conhecimentos adquiridos por seu filho, além de perguntas mais alegres e divertidas.

Traga o mundo exterior para dentro de sua casa

Foto de Joseph Rosales @ Unsplash

Caso você more em uma casa pequena, não se preocupe, pois basta uma pequena área ou um balcão de janela para realizar essa atividade. Pegue alguns vasos e crie um jardim de ervas ou instale um alimentador de pássaros para atrair a natureza à sua porta. Seus filhos também podem coletar alguns insetos para observá-los percorrer um labirinto que pode ser feito com uma caixa de papelão e obstáculos, registrando os movimentos conforme eles avançam no percurso.

Yoga ou meditação

Dar às crianças tempo e espaço para realizarem atividades físicas é essencial para garantir seu aprendizado e bem-estar. Ofereça alguns recursos, como o Headspace for Kids, para mostrar a importância da saúde física e mental, além da educação e aprendizado.

Escrever cartas

Dê uma folga das telas e apresente seus filhos à arte de escrever cartas. Indique uma pessoa para quem eles devem enviar uma mensagem e proponha um tema, assim eles poderão exercitar a imaginação e a escrita. Os destinatários não precisam ser reais; então você pode definir que seu filho escreverá para o Harry Potter (e você precisa decidir se ele receberá uma resposta).

Seu filho precisa de inspiração? Experimente mostrar alguns dos modelos do Canva e deixe que ele edite por conta própria.

Observar as estrelas

Seu filho certamente irá adorar a ideia de ficar acordado até tarde para uma atividade secreta. Então, encontre um horário fixo à noite, para uma vez por semana observar as estrelas. Antes disso, peça aos seus filhos que leiam sobre o universo e as constelações, listando fatos curiosos e preparando-se para encontrar certos padrões de astros.

Crie um circuito de obstáculos

Crianças que passam muito tempo em casa precisam de atividades que as tirem do sofá. Planeje um circuito de obstáculos pela casa, usando materiais de artesanato para que os pimpolhos fiquem animados. Coloque fitas adesivas no chão para indicar a rota, faça-os subir no sofá, rastejar sob cadeiras e explorar espaços com cuidado, desviando de serpentinas que agem como ‘raios laser’ ou que alcancem balões em locais altos, incorporando exercícios de equilíbrio, profundidade e todo tipo de movimento físico.

Foto de Jelleke Vanoote @ Unsplash

Caça às tintas

Vá até uma loja de tintas local e peça algumas amostras de tinta ou lascas, pois elas formarão a base da atividade. Você deve pedir que as crianças encontrem objetos que combinem com os tons mostrados ao longo de um dia. A criança que conseguir atingir o maior número de correspondências recebe uma recompensa.

Jogo de palavras com um filme

Se seu filho está pedindo para assistir um filme, adicione um toque educacional à atividade. Peça para que ele escolha uma palavra comum e anote quantas vezes ela foi dita ao longo do filme; o que vai exigir a escuta cuidadosa e atenção. Você pode fazer algumas contas com os números obtidos para adicionar ainda mais diversão aos resultados.

Ensine-os a programar

A programação é uma habilidade fabulosa para crianças modernas, e existem inúmeros recursos que podem ser usadas em casa. Sites Khan Academy, o code.org e Scratch oferecem uma boa formação de forma gratuita.

Quer preparar uma aula coletiva e inspiradora? Experimente o Canva for Education agora.

Fonte: Canva

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias