Home / Brasil

BRASIL

Secretário de comunicação do governo, Fábio Wajngarten, está com coronavírus

Segundo informações do governo, o secretário de Comunicação Social da Presidência, Fábio Wanjgarten, está infectado com o coronavírus. O Palácio do Planalto também informou que a contra-prova já foi realizada e que o secretário está em casa em quarentena.

Fábio Wajngarten estava em comitiva do governo, que viajou nesta semana para Flórida, nos Estados Unidos, e que seguiu uma agenda de compromissos no país em companhia do presidente Jair Bolsonaro.

Ainda, segundo o governo, o serviço médico da Presidência está tomando medidas para preservar a saúde de Bolsonaro e de toda a comitiva.

"O serviço médico da Presidência da República adotou e está adotando todas as medidas preventivas necessárias para preservar a saúde do Presidente da República e de toda comitiva presidencial que o acompanhou em recente viagem oficial aos Estados Unidos, bem como dos servidores do Palácio do Planalto", afirmou o governo.

Na Flórida, Bolsonaro e Wajngarten estiveram presentes em um jantar com o presidente norte-americano, Donald Trump. De acordo com o Planalto, o governo brasileiro comunicou às autoridades do governo norte-americano sobre a infecção de Wajngarten.

Fabio Wajngarten (na direita) em foto com Donald Trump na visita que Bolsonaro e sua comitiva fizeram à Flórida no último fim de semana — Foto: Redes Sociais

O Ministério da Defesa noticiou que, por cautela, o estado de saúde do ministro Fernando Azevedo e Silva, que também esteve na comitiva, está sendo monitorado.

Outro integrante da comitiva, o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, disse que vai participar de seus compromissos nos próximos dias por videoconferência.

Evento suspenso

Hoje (12/3), Bolsonaro cancelou, em razão do surto de coronavírus, uma viagem Mossoró (RN), afim de anunciar medidas do governo federal na região.

O Presidente permaneceu durante a manhã desta quinta na residência oficial do Palácio da Alvorada, sem compromissos previstos para a tarde.

"Não estou preocupado", diz Trump

O presidente dos EUA, Donald Trump, disse hoje (12) que não está preocupado pelo fato de o presidente Jair Bolsonaro estar sob monitoramento em relação ao coronavírus, depois da confirmação de um caso de contaminação na comitiva brasileira que esteve na Flórida.

"Jantamos juntos em Mar-a-Lago, na Flórida, com a delegação inteira. Não sei se o assessor de imprensa (Wajngarten) estava lá. Se estava, estava. Mas não fizemos nada fora do usual. Sentamos perto por algum tempo, tivemos uma ótima conversa. Ele (Bolsonaro) está fazendo um excelente trabalho no Brasil e vamos descobrir o que vai acontecer", afirmou Trump ao receber a imprensa ao lado do premiê irlandês, Leo Varadkar, na Casa Branca.

"Acredito que estejam sendo testados agora. Deixa eu colocar da seguinte maneira: não estou preocupado", acrescentou.

Nota do governo na íntegra

O Serviço Médico da Presidência da República adotou e está adotando todas as medidas preventivas necessárias para preservar a saúde do Presidente da República e de toda comitiva presidencial que o acompanhou em recente viagem oficial aos Estados Unidos, bem como dos servidores do Palácio do Planalto.

Isso porque um dos integrantes do grupo, o Secretário de Comunicação da Presidência da República, Fábio Wajngarten, é portador do novo coronavírus Covid-19, confirmado em contraprova já realizada.

O governo brasileiro também já comunicou às autoridades do governo norte-americano a ocorrência do evento para que elas também adotem as medidas cautelares necessárias.

O Secretário de Comunicação está cumprindo todas as recomendações médicas, em quarentena domiciliar, e só retornará ao seu trabalho quando não houver risco de transmissão da doença.

Secretaria Especial de Comunicação Social da Presidência da República

*Com informações do G1

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias