Home / Brasil

BRASIL

Novo coronavírus Covid-19: quais sintomas e quando procurar ajuda médica

O infectologista Celso Gramato, professor de infectologia da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), esclarece sobre os sintomas do novo coronavírus (Covid-19), e quando há necessidade de procurar ajuda médica.

De acordo com o infectologista os sintomas do coronavírus são" febre de 38 ou 38,5 graus, tosse, falta de ar, dores musculares". Ele afirma que os sintomas são muito parecidos com a gripe sazonal, a maioria passa bem, vai ficar doente por uma semana a dez dias. Uma parcela pode ter o reaparecimento da febre. E segundo observações, em crianças e adolescentes até adultos jovens, apresentam formas leves da doença e muitas vezes nem percebem que estão doentes.

Celso Gramato ressalta que "podem ter complicações, é raro, mas pode eventualmente acontecer principalmente nos idosos e pessoas que já apresentam alguma doença de base, hipertensão, cardiopatias, diabetes, bronquite crônica". O que pode causar uma sobrecarga pela infecção do coronavírus e haver uma descompensação do quadro. Nas formas leves, que atingirão 80% das pessoas, é importante permanecer em casa, para não disseminar a doença e não pegar outras, a partir do serviço médico de saúde.

Quando devemos ficar preocupados e procurar o serviço médico

Conforme o infectologista, "se viajou para o exterior, tem febre e ao menos mais um sintoma. Se teve contato com caso suspeito ou confirmado e tem um dos sintomas. Febre prolongada de mais de 4,5,6 dias, aumento da tosse, aumento de secreções, mudança da cor das secreções ( de clarinhas ficam escuras) é hora de procurar ajuda médica". Esses critérios levam em conta o atual estágio da Pandemia e podem mudar com a evolução dos casos.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias