Home / Brasil

BRASIL

Ministério da Saúde confirma oito casos de coronavírus no Brasil

O Ministério da Saúde divulgou nesta quinta-feira (5) o último balanço sobre o novo coronavírus (Sars-Cov-2) no Brasil. Segundo o órgão até agora são oito casos confirmados da doença, 635 casos ainda em análise e 378 casos descartados.

Quatro casos foram confirmados no fim da manhã, todos em São Paulo. Ao decorrer do dia, foram registrados mais dois casos em São Paulo e, pela primeira vez, houve contágio no Rio de Janeiro, no município de Barra Mansa e no Espírito Santo.

Antes do mais recente balanço, havia quatro casos da doença, sendo a quarta constatação uma paciente de 13 anos que viajou para Itália. A princípio o Ministério da Saúde chegou a considerar que, embora positivo, o caso não seria incluído entre os confirmados. Depois voltou atrás e considerou outros pontos para listar a adolescente entre os casos comprovados.

Duas das transmissões aconteceram dentro do país, em São Paulo, feitas pelo primeiro paciente com coronavírus confirmado no Brasil, que teria viajado a trabalho para a Itália. Isso indica que o Brasil além de casos importados de coronavírus, já transmite a doença localmente.

Contudo o país não tem transmissão sustentada, que acontece quando não é possível identificar qual foi o caso de origem da transmissão. Os únicos países que se enquadra na transmissão sustentada são China, Itália e Coreia do Sul.

Espirito Santo e DF

A última confirmação é de uma mulher de 37 anos, do Espírito Santo que também tem histórico de viagem para Itália. O caso ainda não tinha sido constado do primeiro balando, que considerava apenas os casos notificados até 12h.

O governo federal ainda aguarda a contraprova de um caso no Distrito Federal. O teste foi feito em um laboratório particular e tinha dado positivo para o coronavírus. Agora ele será avaliado pelo Laboratório Central de Goiás. A paciente é uma mulher de 23 anos que foi para Inglaterra e Suíça, entre 25 de fevereiro e 2 de março, e começou a apresentar os sintomas em 26 de fevereiro.

Balanço do coronavírus no país

Distribuição dos casos

Fonte: Ministério da Saúde

*Com informações do G1

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias