Home / Brasil

BRASIL

Cascão toma banho pela primeira vez e lava as mãos para combater o coronavírus

De casca dura, o Cascão, personagem dos quadrinhos da Turma da Mônica, não tem nada e em meio a pandemia, decidiu ouvir especialistas da saúde e mudar os hábitos de higiene. Seu criador, o desenhista Mauricio de Sousa diz que, além de lavar as mãos, Cascão também está tomando banho. Tudo para combater o coronavírus.

Conhecido por não gostar de tomar banho e estar sempre "sujinho" a alteração nos hábitos de Cascão tem um objetivo: alertar sobre a importância da higiene pessoal no combate à disseminação do vírus. Agora, o personagem, que tem medo de água, lava as mãos, toma banho e até encomendou sabonetes.

Em entrevista ao "Bom dia SP", da rede Globo de São Paulo, na manhã desta terça-feira (31), o desenhista Mauricio de Sousa destacou que Cascão ouviu as orientações das autoridades sanitárias para se prevenir contra a doença.

"Não é muito usual, não era muito comum, mas depois dessa pandemia ele ouviu bem o que o pessoal estava falando, ouviu as autoridades sanitárias e resolveu que vai entrar na roda do pessoal que tá se cuidando, se preocupando com a higienização e tá lavando as mãos, mas consta que também está tomando banho", disse o cartunista.

Na página oficial da história em quadrinhos, uma imagem foi publicada para conscientizar o público. Nela, Mônica, Cebolinha, Magali e outros personagens da famosa história em quadrinhos colocam Cascão diante de uma torneira e alertam: "Lavar as mãos salva vidas".

"Já lavaram as mãos? Esta é a principal forma de se prevenir contra o novo coronavírus", destaca o post no Twitter oficial da Turma da Mônica.

Para conscientizar o público sobre a higiene, arma importante no combate do coronavírus, Turma da Mônica coloca Cascão para lavar as mãos — Foto: Reprodução/Twitter

Parte do grupo de risco

Mauricio de Sousa tem 84 anos e faz parte do grupo de risco de contaminação da Covid-19. Na entrevista ele destacou a importância de levar mensagens positivas em meio a pandemia e disse estar se cuidando.

"Está tudo bem, eu quero continuar brigando para que possamos, eu e a Turma da Mônica toda, continuarmos passando mensagens positivas, mensagens atualizadas em cima do noticiário que está atualizando e não custa nada a gente continuar com esse processo, esse trabalho com o Cascão do lado. Ele encomendou, inclusive, hoje mais dois sabonetes, deve estar muito bem intencionado", destaca o desenhista.

Além da inusitada mudança de hábitos de Cascão, que viralizou na internet, Maurício diz que também criou um desenho animado e uma cartilha de orientação para o leitor nas redes sociais "A tecnologia está me ajudando a estar com vocês e estou gostando de algumas possibilidades novas que a tecnologia está me mostrando nessa emergência."

Trabalhando há 60 anos como desenhista, Maurício conta que teve que se reinventar a cada dia para continuar atraindo o interesse do público "Estou desenhando há 60 anos e história em quadrinhos é uma atividade que exige criatividade, que exige que você se reinvente, que exige que você venda novidades porque o público se renova", destaca.

*Com informações do G1

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias