Home / Brasil

BRASIL

Brasilienses lotam supermercados para estocarem mantimentos

Brasilienses lotaram supermercados da capital na última quinta-feira (12) devido a insegurança quanto à propagação do coronavírus pelo Distrito Federal. Consumidores foram com máscaras nos rostos para fazer compras que durem mais tempo em casa, para não precisarem sair mais vezes ao longo do mês.

O governador Ibaneis Rocha, suspendeu as aulas nas escolas e universidades das redes públicas e privada na última quarta-feira (11) e proibiu aglomerações com mais de 100 pessoas por cinco dias.

Com a decisão, a aposentada Vilma Alves Teixeira, 63, afirmou que só precisava deste gatilho para sair e comprar os suprimentos, além disso, sentiu que esta era motivação é real . Ela esteve no mercado para adquirir alimentos e alegou a suspensão de outros serviços para esperar a temporada passar.

A aposentada, decidiu ir ao supermercado de máscara como forma de proteção. Ela declarou que o surto faz querer evitar maior exposição e, por isso, comprou os suprimentos básicos de acordo com aquilo que possa usar por mais tempo.

A dona de casa, Tânia Nunes, 65, faz compras a cada semana, no entanto, ela que declara imunidade baixa, teme à doença. Ela declarou que somente sairá da residência em caso de necessidade.

Mulher usa máscara para fazer compras em supermercado

Brasilienses lotaram supermercados e a movimentação é maior que o comum

De acordo com o supervisor do estabelecimento, Carlos Henrique Oliveira, o dia foi mais movimentado que o comum durante a semana. Os clientes tiveram que esperar em filas para entrar no estacionamento e pagar os produtos no caixa.

David Gibran, 47, esteve fazendo compras de mais alimentos do que costuma com a mãe, 89. Preocupado com a saúde da idosa, que saiu de casa com máscara, para não ter que voltar a sair. Ele afirmou ainda que está com medo da situação, e então precisou desmarcar uma viagem para o exterior

Nos supermercados a procura por álcool em gel aumenta

Os consumidores buscaram itens de higiene em maiores quantidades. Entre esses produtos, o álcool em gel foi o mais desejado pelos clientes.

De acordo com funcionários do supermercado, foram vendidos mais de seis mil tubos de álcool em gel até o final da tarde da última quinta-feira (12). A venda representa mais que o triplo do que se comercializa diariamente.

Sendo assim, o supermercado passou a restringir uma caixa – que contém seis tubos – para cada cliente.

Venda de álcool em gel é limitada por supermercado
Cada cliente só pôde levar uma caixa de álcool em gel na quinta-feira (12/03)

Rosalda Rodrigues Alencar, 43 anos, sempre faz compras neste supermercado entre os dias 10 e 20 do mês, no entanto, ao chegar pensou que estava havendo promoção devido a quantidade de pessoas.

Rosalda nunca viu o mercado cheio assim e se surpreendeu com o medo das pessoas, relatou que havia pessoas brigando por álcool em gel. “Eu, sinceramente, estou com medo também. Estou bem receosa com essa pandemia de coronavírus”, acrescentou.

Consumidora saindo de supermercado com carrinho cheio
Rosalda Rodrigues Alencar relatou nunca ter visto o supermercado tão cheio como nesta quinta (12/03)

O presidente do Sindicato dos Supermercados do DF (Sindsuper), Gilmar Pereira informou ao Metrópoles que os estabelecimentos estão pedindo uma quantidade maior de álcool em gel aos fornecedores nos últimos dias. Segundo ele, era uma venda tímida mas, com esse surto de coronavírus, as pessoas procuram muito mais. “Quem antes vendia 10 caixas por mês, se tem 500 agora, vende as 500.”, enfatizou.

Prudência nos supermercados

Para o presidente da Sindsuper, o consumidor não deve correr para estocar mantimentos, porque isso pode levar um esvaziamento nos estoques dos supermercados. Deve agir com prudência nesta época.

Gilmar destaca que não é incentivado esse alarme, pois os estoques duram de 15 a 30 dias, mas na correria o abastecimento não acompanharia. "Queremos que o consumidor não se desespere”, concluiu.

*Com informações do Metrópoles

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias