Home / Brasil

BRASIL

Lei proíbe venda de veículo a gasolina ou diesel no Brasil a partir de 2030

A partir de 2030 será proibida a venda de carros novos no Brasil movidos a diesel ou gasolina. A lei é do senador Ciro Nogueira, do PP-PI, e foi aprovada na última quarta feira (12) pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Agora, a PLS 304/2017 deve passar para a votação na Comissão de meio Ambiente (CMA).

O texto também determina a proibição de qualquer automóvel de tração automotora por motor a combustão. As exceções à regra são automóveis de coleção, veículos oficiais e diplomáticos e carros de estrangeiros, que poderão circular no país.

Mas, o Brasil não será o primeiro país a estabelecer esse prazo. Reino Unido e França querem proibir a venda de carros movidos à combustíveis fosseis a partir de 2040, a Índia em 2030, e a Noruega, daqui cinco anos, em 2025.

O autor do projeto, Ciro Nogueira, enfatiza que a queima de combustíveis fosseis realizadas a carros movidos a diesel e a gasolina são responsáveis por um sexto das emissões de carbono na atmosfera, causador do efeito estufa e consequentemente, do aquecimento global.

Além disso, o senador também aponta para as soluções tecnológicas, já disponíveis, que são os automóveis movidos a eletricidade e os movidos a biocombustíveis, como o álcool, que já é uma opção consolidada no Brasil e que continuará sendo liberado.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias