Home / Brasil

BRASIL

Homem de 61 anos é primeiro caso do coronavírus no Brasil

Um homem de 61 anos de São Paulo, que retornou de viagem pelo norte da Itália, recebeu um diagnóstico prévio de infecção pelo novo coronavírus (Covid-19). É o primeiro caso confirmado da doença no Brasil.

Segundo o Ministério da Saúde o hospital Albert Einstein enviou a amostra para o laboratório de referência nacional, o Instituto Adolfo Lutz, onde será realizada a contraprova do exame, e só depois, divulgada a confirmação oficial pelas autoridades.

De acordo com os jornais Folha de S.Paulo e O Estado de S. Paulo, a segunda análise deu positivo, mas essa informação ainda não foi confirmada oficialmente.

O caso foi notificado pelo hospital às autoridades por volta de meio-dia de ontem (25). O paciente, cujo nome não foi divulgado, está em quarentena. Ele esteve sozinho a trabalho na região italiana da Lombardia, de 9 a 21 de fevereiro. Região que passa por um crescimento do número de casos nos últimos três dias.

O paciente apresentou sintomas associados à doença, como febre, tosse seca, dor de garganta e coriza. Ainda não está claro se ele apresentou esses sinais, considerados leves, durante a viagem à Itália ou quando já estava no Brasil.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) divulgou ter solicitado à companhia aérea a lista de todos os passageiros e tripulantes que estavam no voo no qual o paciente infectado viajou. E as autoridades estão buscando identificar todas as pessoas com as quais ele teve contato, a fim de monitorá-las.

"Se você esteve nos países com casos confirmados e apresentar febre, tosse, dificuldade em respirar ou outros sintomas respiratórios, procure atendimento médico de imediato e informe ao profissional de saúde a viagem feita para o exterior", afirmou o órgão.

Autoridades e especialistas recomendam precauções básicas para evitar espalhar doenças, como lavar as mãos constantemente e higienizá-las com álcool gel; cobrir a boca ao tossir ou espirrar; evitar contato próximo com pessoas com tosse e febre; e, para pessoas que estejam com febre, tosse e dificuldade em respirar, buscar atendimento médico e relatar seu histórico de viagens.

*Com informações da BBC

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias