Home / Brasil

BRASIL

Gleen Greenwald é denunciado pelo MPF

Na manhã desta terça-feira (21/1) sete pessoas foram denunciadas pelo Ministério Público Federal (MPF) no âmbito da Operação Spoofing, relacionado aos crimes de invasão de celulares de autoridades brasileiras. Entre os denunciados está o jornalista do The Intercept Brasil, responsável pelas matérias da Vaza Jato, Gleen Greenwald.

Glenn foi denunciado mesmo sem ser indiciado pela Polícia Federal (PF), o MPF entendeu que as provas coletadas durante o processo de investigação, demonstram que ele auxiliou, incentivou e orientou o grupo durante as invasões.

A denúncia foi assinada pelo procurador da República Wellington Divino de Oliveira e traz que a organização criminosa praticava crime cibernéticos em três frentes: fraudes bancárias, invasão de dispositivos informáticos e lavagem de dinheiro.

Conforme o órgão a denúncia não explora os crimes de fraudes bancárias, por isso a citação dos crimes é apenas para caracterizar o objetivo dos envolvidos e explicar suas ligações, assim uma outra ação penal vai ser apresentada para tratar os demais crimes.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias