Home / Brasil

BRASIL

MP realiza a Operação Mercúrio para combater roubo de carga

Na manhã desta quinta-feira (29/8), o Ministério Público (MP) deflagrou a Operação Mercúrio em dez estados brasileiros para combater uma quadrilha especializada em roubo, receptação de cargas, agiotagem e lavagem de dinheiro.

São pelo menos 94 mandados de prisão a serem cumpridos, em Minas Gerais, Goiás, São Paulo, Pará, Paraná, Pernambuco, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins e Santa Catarina.

Os mandados são 45 de prisão preventiva e 49 de prisão temporária, além destes, existem mais 110 de busca e apreensão. Essa operação é comandada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) de Uberlândia/MG, com apoio da Polícia Militar (PM) e da Secretaria de Administração Prisional (Seap).

Em Goiás, 11 cidades devem ter 39 mandados de prisão cumpridos, 17 de prisão preventiva, 22 de prisão temporária e 36 de busca e apreensão. De acordo com as investigações, há chefes do grupo criminoso em Goiânia e em Uberlândia.

Cidades de Goiás onde a Operação Mercúrio cumpre mandados

Na operação, além da apreensão de cerca de 200 veículos, R$ 40 milhões tiveram o bloqueio judicial. A Receita Estadual e a Polícia Civil do Estado de Goiás (PCGO), também participam da ação. A quadrilha falsificava notas fiscais.

Em Goiás, os mandados serão cumpridos em Goiânia, Aparecida de Goiânia, Vianópolis, Anápolis, Trindade, Gouvelândia, Santa Helena de Goiás, Itumbiara, Silvânia, Rio Verde e Quirinópolis.

Em Uberlândia/MG, segundo o Gaeco, são cumpridos 42 mandados de prisão e somente em uma loja de veículos na Avenida João Naves, foram apreendidos R$ 8 milhões em carros importados.

Os presos temporariamente serão ouvidos nesta quinta-feira, já os que foram presos preventivamente serão encaminhados para a Delegacia de Polícia Civil da cidade e, depois, para o presídio Professor Jacy de Assis.

Com informações do MPGO

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias