Home / Brasil

BRASIL

Justiça manda esvaziar residências que estão em área de risco em Brumadinho

A justiça determinou na última segunda-feira (12/8), a evacuação de cinco residências de uma área próxima a uma barragem abandonada na cidade de Brumadinho, em Belo Horizonte. A barragem pertence a empresa Emicon Mineração e Terraplanagem e, é nessa mesma cidade onde fica a represa de rejeitos de minério de ferro da mineradora Vale que se rompeu no dia 25 de janeiro deste ano, matando 248 pessoas e deixando 22 desaparecidas.

De acordo com a prefeitura de Brumadinho, uma possível ruptura pode atingir o Rio Manso, que é responsável por parte do abastecimento de água da capital mineira. Provavelmente três pontos da Rodovia Fernão Dias que liga Belo Horizonte a São Paulo podem ser atingidos. Segundo a Defesa Civil de Minas Gerais, a decisão pela evacuação foi tomada por falta de dados sobre a segurança da barragem de rejeitos de minério.

Em nota a Defesa Civil afirma que trata-se de uma medida cautelar preventiva, diante da falta de informações técnicas e do laudo de estabilidade. Não podendo medir o nível atual de segurança da estrutura, a medida foi adotada até que seja apresentado pelo empreendedor o respectivo relatório técnico e o plano de segurança da barragem.

Barragem de Brumadinho está abandonada há cerca de dez anos

As cinco residências que serão esvaziadas ficam na comunidade Quéias, na zona rural de Brumadinho. A reunião para discutir o assunto foi realizada na última segunda-feira, nela estavam presentes o Ministério Público Estadual, Agência Nacional de Mineração, Secretaria Municipal de Governo e Assistência Social, Defesa Civil Municipal, Polícia Militar, Polícia Civil e a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa).

O trabalho de campo multidisciplinar de visitas às famílias residentes na área de risco ficou agendado para esta terça-feira (13/8). Ainda conforme a Defesa Civil, a Agência Nacional de Mineração notificará a Emicon quanto a necessidade de adoção de inspeção especial nas barragens que a empresa é responsável e, não há elementos que indiquem outros locais que poderão ser atingidos em um eventual rompimento da barragem.

A prefeitura de Brumadinho afirma que a barragem está abandonada há cerca de dez anos e a empresa desativada. De acordo com o representante da Emicon, Sérgio Lúcio Lopes, a decisão judicial em prol da segurança de todas as famílias que possam ser afetadas será cumprida. Segundo a administração municipal os gastos com a transferência e despesas das famílias ficarão por conta dos responsáveis pela empresa.

Com informações do Metrópoles

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias