Home / Brasil

BRASIL

Huawei anuncia nova fábrica em São Paulo

A Huawei anunciou nesta sexta-feira (9/8) que irá abrir a sua terceira fábrica no Brasil. De acordo com a gigante chinesa, a nova unidade será responsável pela montagem de smartphones e ficará localizada em São Paulo.

Durante o anúncio, a Huawei destacou que o investimento inicial é de US$ 800 milhões (R$ 3,31 bilhões) e esse valor será aplicado de 2020 a 2022. Segundo a Folha de São Paulo, a empresa ainda vai usar parte do montante para se preparar para o leilão do 5G no Brasil.

O governador do estado de São Paulo, João Dória (PSDB), comentou durante visita à China que esse é o investimento mais importante anunciado em sua missão empresarial. Ele também destacou a abertura de oportunidades no Brasil para outras empresas chinesas.

Atílio Rulli, diretor de Relações Públicas e Governamentais da Huawei no Brasil, comentou a abertura da terceira fábrica da empresa no país. "Faremos aparelhos 5G para o Brasil e para países da América do Sul".

Rulli também disse que a montagem dos celulares terá o índice de nacionalização dos componentes que for estabelecido pela Anatel. O executivo ainda destacou que, se ganhar o leilão, a gigante chinesa deve colocar a infraestrutura básica do 5G em funcionamento em apenas um ano.

A fabricante também pretende investir no novo polo de incubação tecnológica desenvolvido pelo governo de São Paulo. A intenção é focar no desenvolvimento de produtos que podem ser aplicados na área da saúde, cidades inteligentes, Internet das Coisas (IoT) e até mesmo no agronegócio.

Vale lembrar que a Huawei voltou a vender smartphones no Brasil com a linha P30 e, ao produzir esses aparelhos em solo nacional, a tendência é de uma queda nos preços. Até o momento, a chinesa tem quiosques próprios em São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. Nesta semana, a companhia também anunciou uma nova unidade em Campinas (SP).

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias