Home / Odonto Destaque

ODONTO DESTAQUE

Diastemas: Charme ou Imperfeição?

Conhecido no mundo da moda como "gap teeth", o diastema tornou-se uma marca registrada de modelos, atores, cantores

Reprodução Reprodução

Definitivamente, esta é uma pergunta interessante. A grande maioria das pessoas considera o diastema um aspecto que prejudica a estética do sorriso, não o tornando atraente aos olhos de quem vê. No entanto, muitas pessoas passam toda a vida com essa característica, sem buscar tratamento por não se sentirem incomodadas.

Por vivermos em uma cultura que valoriza a perfeição na odontologia, aspectos como dentes encavalados, escuros, ausentes e diastemas são frequentemente vistos com reprovação pela sociedade, afetando a aceitação do sorriso e a confiança de quem sorri. Mas sempre há quem desafie essas normas. Conhecido no mundo da moda como "gap teeth", o diastema tornou-se uma marca registrada de modelos, atores, cantores e pessoas que adotam essa característica como um estilo pessoal marcante.

Personalidades como Madonna, Georgia May Jagger (filha de Mick Jagger e modelo consagrada), as atrizes Vanessa Paradis e Brigitte Bardot, e os cantores Seal e Elton John são exemplos notáveis.

O diastema, em sua definição simples, é um espaço entre os dentes onde não há contato. A região mais comum é entre os dois incisivos superiores, mas pode ocorrer em vários pontos da arcada por fatores variados. A causa mais comum é a desproporcionalidade entre a arcada e os dentes, ou seja, uma arcada grande para dentes pequenos, além do freio labial que pode gerar a separação.

Em outras regiões da boca, o diastema pode ser causado por doenças gengivais, perda dentária, mordida incorreta (causada por chupeta, por exemplo), pressão da língua e trauma oclusal. Também é comum surgir na infância devido à dentição mista, que é a combinação de dentes de leite e permanentes.

Para quem busca resolver o diastema, existem opções como ortodontia, facetas em resina ou porcelana. Muitas vezes, é necessário associar técnicas, como ortodontia e estética em resina ou porcelana, para finalizar. Em casos de freio labial proeminente, é necessária a remoção para dar sequência ao tratamento. Casos mais complexos que envolvem perdas dentárias podem requerer implantes. Nas crianças, a substituição total dos dentes de leite pelos permanentes geralmente resolve o problema. Não há prevenção específica para o diastema, mas cuidados regulares com a higienização podem evitar algumas causas, como doença periodontal. A melhor idade para iniciar o tratamento está relacionada ao tipo de tratamento adequado para a pessoa e à troca de todos os dentes.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias