Home / O Direito é seu

O DIREITO É SEU

Não compre um imóvel sem antes fazer a sua análise de risco

A análise de risco para a aquisição de um imóvel pode evitar sérias dores de cabeça durante o processo de negociação do seu imóvel dos sonhos

Imagem ilustrativa da imagem Não compre um imóvel sem antes fazer a sua análise de risco

Comprar um imóvel pode significar a realização de um grande sonho, as vezes de uma vida, que para se concretizar é necessário passar por algumas etapas jurídicas, que assegurarão que o imóvel definitivamente seja seu. Um imóvel significa um investimento que na maioria das vezes pode ser de longo prazo, e de um valor financeiro considerável, portanto cada detalhe é importante durante a sua análise para uma escolha assertiva.

Para evitar que o seu sonho se torne um terrível pesadelo do ponto de vista jurídico e emocional, é aconselhável sempre antes da compra de um imóvel fazer a sua análise de risco. Mas afinal, o que é a análise de risco na aquisição de um imóvel? Chamado também de due diligence imobiliário, é uma pesquisa minuciosa sobre todos os aspectos envolvidos na sua operação imobiliaria, através de documentos com embasamento jurídico.

Esta análise tem como o objetivo trazer segurança e clareza na compra e venda de um imóvel.

A análise descobre, através das suas pesquisas, se por exemplo existem dívidas que podem estar ocultas no nome do imóvel; se ele realmente está regularizado perante a lei; se existe algum tipo de ação que pode prejudicar o imóvel no futuro; localização; ocupação ou uso do terreno; histórico do local; documentos negativados; ou se há algum histórico com locatários anteriores que possam dificultar a transação. Estes são algumas das diversas possibilidades analisadas neste processo.

É de extrema necessidade que o due diligence seja feito por um advogado ou advogada que atua na área imobiliária, e também pelo corretor ou corretora. E, esta análise, é importante até mesmo antes de se ter um comprador definido, pois assim o corretor já saberá se o imóvel estará apto para ser vendido de forma segura, evitando que, sua negociação seja perdida no meio do caminho.

Se esse texto te ajudou, não se esqueça de compartilhar com as pessoas que pretendem comprar um imóvel, e de mandar suas observações para o Instagram @drleobatista. Até mais!

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias