Home / O Direito é seu

O DIREITO É SEU

Distrato de um imóvel na planta com comissão parcelada: O corretor terá prejuízo?

A questão é polêmica, leva vários corretores a se perguntarem se teriam prejuízos por conta de um distrato de um imóvel na planta com comissão parcelada. Será?

Imagem ilustrativa da imagem Distrato de um imóvel na planta com comissão parcelada: O corretor terá prejuízo?

Caro leitor, para entender melhor a situação descrita, primeiro é necessário que você entenda alguns termos dentro do assunto.

O distrato é um contrato de rescisão, ou seja, quando um acordo previamente firmado é desfeito. No contexto imobiliário, isso ocorre quando um comprador desiste de adquirir um imóvel na planta antes da entrega das chaves.

A comissão é a remuneração que o corretor de imóveis recebe pela intermediação na venda do imóvel. Normalmente, essa comissão é paga pela incorporadora ou construtora responsável pela venda do imóvel.

A comissão parcelada, por sua vez, é quando o pagamento da comissão é dividido em várias parcelas, que são pagas ao corretor em momentos específicos, geralmente relacionados ao andamento do processo de venda.

Dito isso, voltamos ao questionamento: quando ocorre o distrato de um imóvel na planta com comissão parcelada, o corretor poderá ter prejuízo? Se um comprador desiste de um imóvel na planta e o corretor havia recebido uma comissão parcelada, o corretor pode ter prejuízos financeiros, dependendo das circunstâncias.

Isso ocorre porque, em muitos casos, o contrato de comissão firmado entre o corretor e a incorporadora ou construtora prevê que o pagamento da comissão só será realizado integralmente quando ocorrer a entrega das chaves do imóvel ao comprador. Portanto, se o comprador desiste antes da entrega das chaves, pode ser que o corretor ainda não tenha recebido toda a comissão a que tem direito.

No entanto, é importante ressaltar que cada contrato de comissão é único e pode estabelecer condições específicas para o pagamento da remuneração ao corretor. Portanto, é fundamental que o corretor conheça bem o contrato que firmou com a incorporadora ou construtora para entender se e em que medida pode ter prejuízos financeiros no caso de um distrato.

Além disso, é importante lembrar que o mercado imobiliário pode ser volátil e que a demanda por imóveis na planta pode sofrer variações. Portanto, é possível que um corretor enfrente prejuízos financeiros mesmo que não ocorra nenhum distrato, simplesmente porque a demanda pelo imóvel em questão diminuiu.

Por tanto, caro leitor, é possível que um corretor tenha prejuízos financeiros no caso de um distrato de um imóvel na planta com comissão parcelada, dependendo das condições estabelecidas no contrato de comissão e das condições do mercado imobiliário. Por isso, todo cuidado é necessário, assim como um bom contrato de compra e venda. Para saber mais sobre o mercado imobiliário, acompanhe o perfil do Instagram @drleobatista. Até breve!

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias