Home / Goiás Positivo, por Michel Victor

Região Sudoeste

Conheça Rio Verde, a cidade que faz parte da rota de investimentos, moradia e lazer de Goiás

Município conta com setor agroindustrial robusto, eventos como a Tecnoshow Comigo, mercado imobiliário vibrante e campo educacional em ascensão

A cidade de Rio Verde, localizada no sudoeste goiano, é reconhecida como uma das mais estratégicas no cenário econômico da região centro-oeste e deve se tornar ainda maior diante do cenário atual. A matemática é simples: soma-se um setor agroindustrial robusto, eventos como a Tecnoshow Comigo, aumento populacional, mercado imobiliário vibrante e campo educacional em ascensão .


		Conheça Rio Verde, a cidade que faz parte da rota de investimentos, moradia e lazer de Goiás
Turismo de Negócios movimenta a cidade de Rio Verde. Foto: Prefeitura de Rio Verde/Divulgação


O crescimento econômico da cidade é vertiginoso, sendo a 3ª maior arrecadação de ICMS e a 4ª maior economia de Goiás, com PIB Total de R$ 11,9 bilhões (2022), com o Produto Interno Bruto (PIB) municipal apresentando uma taxa média de crescimento anual de 4,5%.


		Conheça Rio Verde, a cidade que faz parte da rota de investimentos, moradia e lazer de Goiás
Agronegócio movimenta economia de Rio Verde. Foto: Prefeitura de Rio Verde/Divulgação


O setor agroindustrial lidera essa expansão, contribuindo com mais de 60% para a economia local e gerando empregos. Cultiva-se na região soja, milho, algodão, cana-de-açúcar e muito mais. Tudo isso aliado à implementação de modernas tecnologias agrícolas.

O cenário positivo impulsiona a migração e a busca por moradias na cidade e no entorno, automaticamente aquecendo o mercado imobiliário local. É o caso do Cidade Alpes Verde, da Buriti Empreendimentos. O projeto foi desenvolvido para abrigar mais de 15 mil moradores em uma área dividida em cinco etapas. As fases Recanto das Emas e Santa Clara estão prontas para receber construções, enquanto Rio Verdão, Boa Vista e Estoril estão em pleno andamento. São 4.636 terrenos, entre comerciais e residenciais.

Mercado imobiliário em ascensão
De acordo com dados da Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura, o número de novas construções residenciais em Rio Verde aumentou em impressionantes 20% em 2022, comparando-se com 2021.

Outro indicador relevante é o investimento em projetos comerciais e industriais. O setor comercial, em particular, viu um crescimento de 15% na construção de novos estabelecimentos, incluindo shoppings, lojas e escritórios.

População cresceu 27,93% em Rio Verde, Goiás

A cidade de Rio Verde, localizada em Goiás, viu sua população atingir a marca de 225.696 habitantes no Censo de 2022, representando um expressivo crescimento de 27,93% em relação aos números registrados no Censo de 2010. Este aumento significativo sinaliza uma notável mudança demográfica na região, destacando o município como um polo atrativo para novos residentes ao longo da última década. Os dados são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Educação em ascensão


		Conheça Rio Verde, a cidade que faz parte da rota de investimentos, moradia e lazer de Goiás
Estácio inaugurou sede física em Rio Verde que traz mais de 300 cursos de graduação e pós. Carolina Oliveira/Idpress Comunicação


O aumento populacional também demanda investimento na formação profissional. De olho nesta fatia, a Estácio inaugurou na última quinta-feira (29 de fevereiro de 2024), às 19h, uma nova unidade física em Rio Verde. Esta expansão traz consigo uma oferta significativa de cursos na área da saúde na modalidade semipresencial, incluindo Enfermagem, Fisioterapia, Nutrição e Biomedicina, entre outros, atendendo não só às necessidades locais, mas também às da região. No total são mais de 300 cursos de graduação e pós-graduação.

Com a abertura desta unidade, a Estácio fortalece sua rede no interior de Goiás, onde já possui presença marcante em cidades como Jataí, Mineiros, Ituiutaba, Lucas do Rio Verde, Chapadão do Sul, Santa Helena de Goiás e Quirinópolis, totalizando mais de 1.200 alunos em diversas áreas do conhecimento.

Cursinhos em alta em Rio Verde

A cidade ainda abriga um dos mais desejados polos universitários do País, a Universidade de Rio Verde, o que também movimenta o disputado setor do pré-vestibular. A demanda é tão alta que o Colégio Dinâmico, de Jataí, abriu uma sede exclusiva na cidade de Rio Verde para seu tradicional e reconhecido curso Dinâmico Pré-Vestibular Rio Verde. A rede aposta em professores com autoridade e histórico de aprovação em medicina para o curso que trabalha com as modalides presencial e a distância.

Modernidade e Natureza

A cidade de Rio Verde também se destaca como um refúgio urbano que encanta visitantes com sua harmoniosa fusão entre natureza exuberante e modernidade. Rodeada por paisagens deslumbrantes, a cidade oferece uma experiência única para aqueles que buscam escapar do tumulto urbano sem abrir mão das comodidades modernas.


		Conheça Rio Verde, a cidade que faz parte da rota de investimentos, moradia e lazer de Goiás
Rio Verde apresenta opções de lazer. Foto: Prefeitura de Rio Verde/Divulgação


Praça dos Coqueiros: Um espaço cultural vibrante que abriga eventos, feiras e workshops. É famosa pelas araras que cantam ao entardecer, criando um ambiente mágico.

Barriguda: A árvore símbolo de Rio Verde, onde você pode apreciar a flora local.

Cristo Redentor de Rio Verde: Um ponto de observação que oferece vistas panorâmicas da cidade.

Thermas Park: Um parque temático natural com uma variedade de piscinas, áreas de lazer, e trilhas para caminhadas.

Tour das cachoeiras de Ouroana: Oferece trilhas sinalizadas para explorar cachoeiras deslumbrantes, onde você pode se banhar e tirar belas fotos.

Pousada Morada do Sol: Ideal para quem busca uma experiência mais rústica, com foco na natureza e tranquilidade.

Pesque-Pague Estância Igrejinha: Uma atividade relaxante de pesca seguida por uma visita à igrejinha local ou uma trilha desafiadora​​.

Além dessas atrações, o Tripadvisor destaca locais como o Silvestre Resort Thermas Park, conhecido por suas piscinas aquáticas, e o Shopping Rio Verde, um centro comercial com uma variedade de lojas e opções de entretenimento. O Parque Ecológico de Rio Verde também é altamente recomendado para aqueles que gostam de atividades ao ar livre, assim como o Teatro Cesar Bastos para os interessados em cultura.

Na Gastronomia, recentemente, a cidade ganhou uma unidade do Manda Picanha, rede famosa por gastronomia popular, aliada a cortes nobres. Já consolidada em Goiânia.

Rio Verde ainda vai além no quesito cultura e lazer, mas isso é assunto para outro conteúdo...

Envie sugestões de pauta para: [email protected]

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias