Home / Gastromizei

GASTROMIZEI

Yakisoba caseirão, prático, saboroso e barato

Faça um bom prato aproveitando os legumes e aquela carne que já está na hora de serem utilizados.

O Yakisoba é de origem Chinesa, porém sua fama vem do Japão em meados do sec. 17 e 19. Desde a abertura dos portos e comercialização, o prato ficou bem famoso no país. Antigamente nem todos tinham acesso ao macarrão chinês, mas logo se tornou popular, com o comércio e o surgimento de bairros chineses nas cidades portuárias. No fim da Segunda Guerra Mundial era um dos pratos consumidos pelos soldados por ser prático e barato, o Yakisoba já saciou a fome de muitas pessoas em um período onde o racionamento de alimentos estava vingente.

Naquela época os soldados misturavam repolho ao macarrão, cozinhavam tudo no vapor e adicionavam o shoyo ou molho inglês. Logo foram adicionando mais vegetais e carnes, e varias versões foram surgindo, dando volume e sabor ao prato.

O termo Yakisoba (yaki=assar, grelhar soba=macarrão) refere-se ao Sauce Yakisoba, nosso prato em questão.

Hoje em dia é uma iguaria na minha casa. Afinal não é todo dia que acordamos animados para preparar nossas refeições, nesse despreparo e falta de coragem, deixamos de utilizar alguns alimentos da nossa geladeira. Algumas sobras e legumes ficam ali até perder a validade. Eu tento aproveitar o máximo e evitar o desperdício, porém como boa parte da sociedade, nem sempre fluem ideias de receitas práticas que ajudem a aproveitar e reaproveitar esses ingredientes. Sei que existem os famosos mexidões de arroz, as sopas, mas podemos também adicionar uma massa, fazer uma torta.

Normalmente chego em casa e seleciono o que tem na geladeira e me preparo para uma aventura na cozinha, nem sempre tenho todos ingredientes de alguma receita, mas nada me impede de fazer um bom prato. Hoje vamos de uma versão caseirona do Yakisoba.

Tinha alguns legumes pedindo para serem usados antes de se tornarem adubo, e saiba que você também pode utilizar sobras de carnes e verduras cozidas, não tem problema, desde que estejam boas para consumo. O macarrão não será o problema, pois pode-se utilizar o próprio para yakisoba, ou o miojo mesmo, só não cozinhar muito, para não perder ponto, na verdade já fiz até com espaguete. Nada impede de testar diversas versões, esse é o bom de ter a liberdade em sua cozinha, desde que entenda o processo dos alimentos , vai dar certo.


		Yakisoba caseirão, prático, saboroso e barato
Willa Borges

Yakisoba caseirão

>2 pacotes de macarrão instantâneo (o sabor não importa, não vamos usar o sachê de tempero) ou utilize o próprio para yakisoba

>400 g de carne cortada em tiras(eu usei contra filé, mas use a que tiver)

>1 cebola grande cortada cortada em pedaços médios

>3 dentes de alho picadinhos

>4 folhas de repolho roxo cortada em diagonal

>4 folhas de acelga cortada em diagonal

>1 pimentão cortado em tirinhas

>1 cenoura cortada em tiras diagonal ou ralada grossamente.

>4 colheres de sopa de farinha de trigo

>150 ml de shoyo

>150ml de água

>1 colher de sopa de açúcar

>3 colheres de sopa de Azeite

Modo de Preparo

Cozinhe o macarrão al dente e reserve. Em um bowl ou tigela, coloque a carne metade do shoyo, o alho, a água, a farinha de trigo e misture. Leve uma panela grande ao fogo, coloque o azeite e assim que levantar fumaça, adicione as tiras de carne e reserve o caldo do tempero que restar, assim que elas selarem e dourarem, adicione o açúcar, a cebola, cenoura, pimentão e deixe refogar um pouco. Logo adicione o repolho, a acelga o restante do shoyo, o caldo do tempero da carne misturado com um pouco de água e por fim o macarrão. É só misturar tudo, acertar o sal (nem sempre precisa, o shoyo já é salgado)e servir.


		Yakisoba caseirão, prático, saboroso e barato
Willa Borges

Obs: Lembre-se de higienizar bem os alimentos assim pode utilizar a cenoura com a casca. Utilize os talos do repolho e acelga.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias