Home / Gastromizei

GASTROMIZEI

Cozinha consciente, com menos desperdício e mais economia

Para quem está disposto e respeita os alimentos, existem diversas formas de comer saudável e evitar descarte desnecessário.


		Cozinha consciente, com menos desperdício e mais economia
cozinha consciente/willa Borges

Não precisa ser um "expert" em cozinha, para notar que um grande número de pessoas entende que comida e alimento tem mesmo significado e sentido. Existem diferenças entre ambos, alimento é aquilo que é necessário para sobrevivermos, exemplo disso são os grãos, o arroz, o feijão, soja e assim por diante. Já a comida é quando transformamos esse alimento em algo que desperte nosso paladar, nos dá a sensação de prazer em comer, possui sabores.

Porém muitos apesar de ver a comida como algo satisfatório e bom, ainda sim não tem o conhecimento, para entender que podemos nos alimentar bem de uma boa comida, e sem desperdiçar aquilo nos dá sustento e também prazer de viver.

O mundo hoje tem fome, milhares de pessoas gostariam de ter a oportunidade de sentar a mesa e ter uma boa refeição. Para muitos o alimento é de verdade "o alimento", a sobrevivência, e nem sempre o têm a mesa. Cabe a todos respeitar , entender e saber aproveitar o máximo de cada ingrediente que temos na cozinha.

Das carcaças e ossos, talos e cascas, se pode produzir fundos que substituem os caldos industrializados, assim podemos economizar e até melhorar a nossa qualidade de vida, evitando alto teor de sódio, gorduras e corantes. Existem preconceitos quanto aos talos, cascas e sementes, mas o que se sabe é que neles estão a maior concentração de nutrientes e fibras.

Dos legumes e verduras, o que não sabemos ou evitamos enxergar, é que a maioria é totalmente comestível. Em alguns países é comum ver sopas de folhas de abóbora e de tubérculos e verduras.

O importante é a qualidade e higienização de seus alimentos. No caso dos vegetais e hortaliças dê preferencia aos orgânicos, pois não tem agrotóxicos e se aproveita melhor o produto.

Outra ideia importante é a da compostagem, o que não for para o prato e o que não for consumir, pode se tornar adubo natural.

Não podemos esquecer do desperdício pós preparo, que são os restos que sobram, não digo o que sobra no prato, mas nas panelas. O arroz que pode se tornar um arroz de forno, um bolinho frito. Da carne de panela que pode ser parte de uma farofa, de um recheio do escondidinho. Do feijão que vira tutu.

Cozinha é arte também, use a criatividade, teste novos sabores e tenha consciência.

Falando em comida, sabores e criatividade, vamos de receitinha prática e que se aplica o aproveitamento total dos alimentos.

Após fazer algumas receitas em casa, higienizei e reservei as cascas e talos de alguns legumes. Vou ensinar de maneira simples, como fazer o fundo de legumes, lembrando que podemos adaptar a receita com ingredientes que temos em casa.

Na Gastronomia os fundos são preparos de sabores aromáticos que servem de base para molhos e uma variedade de receitas.

Fundo de Legumes.

> 1 cebola cortada em 4 partes com casca

> 1 cenoura cortada grossamente com casca

>talos de cogumelo

>talos de legumes

>2 ramos de tomilho

>2 ramos de alecrim

>6 folhas de louro

>folhas e talos do alho poró e salsão.

>4l de água

Modo de preparo

Em uma panela grande e bem aquecida coloque todos os ingredientes e toste, adicione a água e deixe cozinhar por uns 40 min em fogo médio. Se preferir um caldo claro e suave, não precisa tostar,

apenas coloque os legumes na água e deixe ferver e até reduzir.

O fundo que fiz era para uma receita de risoto, então adicionei um pouco de shoyo, por isso a coloração escura.

Por fim você coa o fundo e está pronto para utilizar, caso prefira, você pode congelar para utilizar em futuras receitas.

Mais vídeos:

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias