Home / Gastromizei

GASTROMIZEI

A tradicional "pamonhada" em família, sob o comando das rainhas

E dando continuidade a mais uma coluna do mês das nossas rainhas, impossível não falar das famosas "pamonhadas"

E não tem tradição maior aqui em Goiás, do que reunir a família e fazer pamonha. Pelo menos aqui na minha família algumas vezes, fazemos questão até de ir na plantação e colher o milho. A união faz a força e todo o trabalho envolvido ali, tem como recompensa, muita prosa, fofoca, união e gargalhadas. E não basta só fazer a pamonha, tem que ter bolinho, tem que ter angu e cural e no fim do dia todo mundo sai carregado de sacolas com muita comida para casa.

Segundo algumas pesquisas, a pamonha é um dos derivados do milho que representa uma herança cultural de confraternização. É de origem indígena, pelo menos as pesquisas dizem que os índios brasileiros já produziam uma espécie de pamonha, que logo foi sendo adaptada pelos portugueses e africanos. Mas hoje em dia a pamonha é típica da região centro-oeste e sempre vem acompanhada de uma roda cheia de gente empenhada em sua produção, para muitos ela gera emprego, mas para a maioria é a chance de realmente confraternizar com a família e amigos.

Você sabia que em 2022 a pamonha se tornou um patrimônio cultural imaterial goiano? Será que nós goianos gostamos de milho e de uma boa "pamonhada"?


		A tradicional "pamonhada" em família, sob o comando das rainhas
Willa Borges

Difícil encontrar uma mãe no Goiás que não saiba uma receita de pamonha e se ela não sabe, provavelmente a mãe dela ou avó tem sim uma receita. Na verdade a mão boa da minha família para a pamonha, são das minhas tias. É muito empenho de todos, mas sempre tem a mãe de um, que é a manda chuva da "pamonhada". Tem sempre a que coloca ordem no esquema de produção, os que colhem, cuidam das cascas, a tia que rala, a mãe ou a avó que tempera, a turma que fica na finalização, seja nas liguinhas ou barbantes, então é só deixar cozinhar e por fim saborear.

E sempre tem o tal do angu no dia. Minha avó já "dava cabo" de um franguinho, juntava uns quiabos e fazia aquele molho especial com açafrão. Aí um genro já sentia a falta de um doce, ela já preparava um cural e tudo ficava bem. As memórias são poucas, poderíamos ter aproveitado mais, eu tenho fragmentos de memórias, mas já são boas memórias, com boas energias, afeto e muito amor envolvidos ali.

Literalmente essa "pamonhada' que vem cheia de outros derivados do milho, é uma das marcas fortes nas famílias goianas. É união, é muito sabor, é gente feliz e de barriga cheia.

E se alguém ainda não esta familiarizado com a receita de pamonha, lá vai.


		A tradicional "pamonhada" em família, sob o comando das rainhas
Willa Borges

Pamonha

>10kg de massa de milho

>2lt de banha de porco ou óleo

>2 queijos frescos

>1kg de linguiça suína fina (frita)

>Sal à gosto

>Açúcar à gosto (aproximadamente 1,2kg para 5kg de massa)

>Muitas palhas

Modo de preparo

Para cada 5 Kg de massa ralada, 1 l de óleo ou manteiga de porco bem quente.

Feito essa mistura, você dividi a massa e tempera. A massa da pamonha tem muita dificuldade pegar tempero, até mesmo pelo processo de cozimento na água que já perde um pouco do sabor. Então é necessário quase salgar, a de sal ou à moda e muita açúcar na de doce. Para ajudar a ressaltar o sabor na de doce, eu coloco uma colher de sopa rasa de sal para 5kg de massa.

Adiciono nas de doce o recheio tiras de queijo fresco, nas de sal e à moda, adiciono tiras de queijo e linguiça suína frita. Tendo a base da massa pronta, você pode adicionar pimenta, jiló, o que preferir.

Aqueça água num caldeirão e já vai empalhando suas pamonhas. Assim que água estiver bem quente, quase fervendo adicione as pamonhas, tampe e aguarde de 40min até 1h, depende do da intensidade do fogo. Mas é sempre bom verificar, tirando uma pamonha e abrindo, pra ver se está cozida.

Uma receitinha rápida a mais.

Bolinho de Milho frito

>10 espigas de milho, não muito moles, um pouco mais duros.

>Cheiro verde à gosto

>Sal à gosto

>1 l de óleo para fritar

Modo de preparo

Rale as espigas ou corte e bata no liquidificador, tempere á seu gosto. Em seguida aqueça o óleo em uma panela e adicione a massa no óleo quente com uma colher. Deixe o bolinho dourar de ambos os lados, vá virando aos poucos. Assim que retirar da fritura, coloque sobre papel toalha para não ficar excesso de gordura e pronto, só servir

Mais vídeos:

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias