Home / Gastromizei

GASTROMIZEI

A tradicional feijoada do fim de semana

Final de semana em Goiânia, principalmente aos sábados, você encontra diversas feijoadas nos bares e restaurantes espalhados na cidade.

Assim que chega o final de semana, principalmente no sábado, pode procurar que rapidamente você encontra uma feijoada especial nos restaurantes e bares de Goiânia. Pode se dizer que é uma tradição.

A Feijoada tem sim, sua história e suas versões de preparo. Da história, segundo os pesquisadores, ela surgiu na época da escravidão, quando os senhores do engenho davam os restos de carne de porco junto ao feijão preto pros escravos, estes, faziam como um guisado. Porém alguns especialistas contam que é um prato milenar, da época do Império Romano, mas sabemos muito bem que a feijoada brasileira é única, nossos ingredientes, modo de preparo e claro nosso jeitinho brasileiro está em toda a receita.

Falando de feijoada, podemos também fazer a nossa própria feijoada em casa. Eu tenho minha própria receita, evito pedaços muito gordurosos do porco e optei por defumados, mas sabemos que a tradicional mesmo, vem carregada de bastante pedaços do porco, pele, orelha, costelinha entre outros. Então fica a seu gosto adicionar as carnes.

Feijoada aqui de casa


		A tradicional feijoada do fim de semana
Willa Borges

Ingredientes

-1 kg de feijão preto

-1 kg de costelinha de porco

-1kg de linguiça defumada

-1 kg de linguicinha de porco picante

-500 g de bacon

-2 cebolas grandes bem picadinhas

-6 folhas de louro

-cheiro verde (picadinho)

-pimenta do reino à gosto

-sal à gosto

-caldo de 1 limão

-2 colheres de chá de páprica picante

Modo de preparo

Coloque o feijão1h de molho, em seguida despeje na panela de pressão junto com as folhas de louro e deixe cozinhar +/- uns 20 a 30 min. O feijão não pode cozinhar demais, prefiro "al dente"

Frite-as linguicinhas e corte as em pedaços médios e reserve

As costelinhas você pode comprar picadas em pedaços menores, ou use um cutelo quando os pedaços estiverem grandes. Tempere- as com sal e alho em seguida frite em uma panela grande. Logo adicione o bacon e a linguiça defumada. Assim que tudo estiver no ponto certo adicione as cebolas, o alho, a páprica, deixe refogar. Em seguida adicione a linguiça suína e o feijão com todo caldo, se necessário, adicione mais água até cobrir tudo e acerte o sal. Deixe cozinhar, até que o caldo esteja grosso e o feijão cozido.

Para finalizar despeje o caldo do limão e o cheiro verde, pronto, é só servir.


		A tradicional feijoada do fim de semana
Willa Borges

Sirva com uma saladinha de couve, pedaços de laranja, farofinha e arroz branco. Combinação perfeita!

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias