Home / Gastromizei

GASTROMIZEI

A magia de um bom café da manhã

Uma boa alimentação matinal pode salvar o dia, proporcionando energia e um bom humor matinal.

A rotina das pessoas tem se tornado uma corrida incontrolável contra o tempo, tem hora pra tudo, hora de chegar, hora de sair, hora de trabalhar, hora de correr pra casa e tentar organizar a vida pessoal. Tem aqueles que optam por uma rotina de exercícios logo depois do trabalho, outros pegam as crianças na escola, ficam presos no transito e ainda tem tanto a fazer antes do descanso .Toda essa loucura exigi energia, força e uma mente concentrada, é aí que entra a necessidade de se ter horário também para fazer suas refeições, principalmente o seu desjejum.

Já é normal pular refeições, perder o horário do almoço, não conseguir tomar café da manhã. É importante se alimentar bem, para manter o equilíbrio do seu corpo e a saúde mental. Dentre todas as refeições aquela que jamais deveria ser esquecida, é o bom café da manhã. Ele vem seguido de horas de jejum e queima de calorias enquanto dorme, você acorda e seu corpo precisa se alimentar.

O café da manhã é essencial em dar energia suficiente pra começar bem o dia. Até o humor melhora quando você ingeri alimentos apetitosos ao acordar .

Existem várias culturas, vários gostos diferentes, porém a importância é a mesma. O correto é começar o dia bem nutrido e ir diminuindo as calorias nas próximas refeições, no decorrer do dia você vai queimando parte dessas calorias e gastando as energias. Eu nunca ouvi um médico pedir ao paciente para jantar até se fartar às 22:00h. O correto é evitar alimentos calóricos á noite e não comer em excesso próximo a hora de dormir, assim podemos evitar má digestão, insônia, gases e assim por diante.

A magia fica logo após acordar, prepare um café nutritivo, com frutas, cereais e porque não um pãozinho com manteiga e alguns ovos? Aprenda que na quantidade certa as coisas não fazem mal, a não ser que você esteja em uma dieta restritiva por causa de algum preparo físico ou por prescrição médica. Melhore seu humor, tenha força para tocar seu dia, pois se acontecer de na correria você não conseguir almoçar na hora certa, ainda terá energia para aguentar um tempinho até poder comer algo novamente.

Para incentivar os leitores a adquirir o hábito de fazer um bom café da manhã, essa semana vou deixar receitas para ajudar a despertar a vontade de comer bem de manhã.

Começando com as panquecas americanas e a crépioca.


		A magia de um bom café da manhã
Willa Borges

Panquecas Americanas com calda de doce de leite

>2 ovos batidos

>1/2 xícara de leite

>1 e 1/2 xícara de farinha de trigo

>2 colheres de sopa de manteiga derretida

>2 colheres de sopa de açúcar

>1 colher de sopa rasa de fermento químico

>1/2 colher de chá rasa de sal

Modo de preparo

Misture todos os ingredientes, a massa não pode ficar muito liquida, se necessário adicione um pouquinho mais de farinha de trigo.

em uma frigideira aquecida e untada adicione uma colher concha de massa, aguarde ate que comece a dourar e vire.

para que elas fiquem menores, eu utilizo o saco de confeitar, faço um pequeno furo na ponta e vou modelando várias panquequinhas na frigideira.

Para servir, adicione alguma calda, mel ou manteiga, finalize com frutas.

Calda de doce de leite

> 2 colheres de sopa de doce de leite

>1/2 xícara de leite

>1 colher de manteiga

> 1 pitada de sal

>1 pitada de canela em pó

Modo de preparo

Misture todos os ingredientes. Coloque uma panela no fogo médio e adicione a mistura, vai mexendo até tudo diluir e formar uma calda consistente, para servir com suas panquecas.

E seguimos com um receita saudável e menos calórica.

Crépioca

>2 colheres de sopa cheias de polvilho doce

>1 ovo

>50ml de leite ou água

> sal e pimenta do reino a gosto

Recheio é à seu gosto, aqui eu utilizei, presunto, mussarela, tomate e cebola.

Modo de preparo

Em um bowl ou tigela, misture todos os ingredientes, bata bem. Aqueça em fogo baixo uma frigideira untada com manteiga, e despeje uma concha da sua mistura, não exagere na quantidade, a massa tem que ficar delicada, para poder enrolar em volta do seu recheio. Assim que não houver umidade na massa, adicione o recheio e dobre, ou enrole, como preferir. Aguarde aquecer o recheio e pronto, é só servir.

Mais vídeos:

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias