Home / Curta Goias por Alessandra Paula

Turismo religioso: 150 anos da morte da santinha francesa

Trindade recebe as relíquias de Santa Teresinha do Menino Jesus

Santuário Basílica do Divino Pai Eterno receberá as sagradas relíquias nos dias 3 e 4 de fevereiro

Divulgação Divulgação

As relíquias de Santa Terezinha do Menino Jesus percorrerão diversas cidades no país, Trindade, a capital da fé, será a primeira cidade do Brasil a acolher a visitação. Em um ano de graça e chuva de rosas, a romaria da santinha francesa, marca os 150 anos do seu nascimento.

Segundo o provincial da Ordem dos Carmelitas Descalços, frei Émerson Santos, o acontecimento é pela celebração dos 150 anos de nascimento de Santa Teresinha. “Em 2023, celebramos o centenário da beatificação. Em 2025, vamos celebrar o centenário de canonização. Por todas essas datas importantes, resolvemos fazer essa peregrinação por agora. E, claro, preparar o coração dos devotos de Santa Teresinha para a celebração do centenário de canonização”, explica o frei.

As relíquias da Santa das Rosas ficam no Santuário de Lisieux, na França. Sua peregrinação pelo mundo começou em 1994 e já percorreu 70 países. Neste ano, o relicário de Santa Teresinha irá passar por 70 cidades do Brasil até outubro. No momento, ela está no Santuário Basílica Sagrada Família, em Goiânia, de onde sairá com destino à cidade de Trindade.

A programação inicia-se no sábado, 03, com a saída das relíquias do Carmelo da Santíssima Trindade e Imaculada Conceição, às 14h30, para o Santuário Basílica do Dia Pai Eterno, onde está prevista uma acolhida em seguida a santa missa, às 15 horas.

Às 17h30, a celebração eucarística ganha ainda mais amplitude com a transmissão ao vivo pela TV Pai Eterno e Rede Vida. Oportunidade para aqueles que não puderem estar presente participarem da peregrinação. A noite se estenderá com a Casa do Pai aberta, para proporcionar aos fiéis a oportunidade de venerar e rezar diante das relíquias de Santa Terezinha.

O segundo dia, domingo, 04, acontece a Santa Missa de partida das relíquias para Brasília, com início às 6 horas. O momento simboliza o prosseguimento da peregrinação, levando as bênçãos e a espiritualidade de Santa Teresinha para outras comunidades e corações sedentos de fé.

História

Aos 15 anos, Teresinha entrou no Mosteiro das Carmelitas, em Lisieux, com a autorização do papa Leão XIII. Teresinha acreditava que seu caminho em direção a Deus era ser como criança e assim o buscava através dessa via de humildade e entrega total. Santa Teresinha morreu aos 24 anos, em 30 de setembro de 1897. Foi beatificada em 1923 e canonizada em 17 de maio de 1925 pelo papa Pio XI, que ao falar sobre a nova santa, disse: "esta menina tão sincera, que floresceu no jardim fechado do Carmelo, acrescentou ao seu nome o do Menino Jesus”. Em 19 de outubro de 1997, Santa Terezinha foi proclamada doutora da igreja pelo papa São João Paulo II, devido aos seus escritos autobiográficos.

É a quarta vez que a urna com as relíquias de primeiro grau vem ao Brasil. A peregrinação das relíquias de Santa Teresinha ao Brasil foi um pedido da Ordem dos Freis Carmelitas Descalços no Brasil a Basílica de Santa Teresinha em Lisieux, na França. As relíquias de Santa Teresinha estiveram no Brasil pela primeira vez nos anos de 1997 e 1998, percorreu diversas cidades do país, relataram os carmelitas.

O relicário que leva o fêmur e os ossos do pé de Santa Teresinha foi uma doação de brasileiros ao Carmelo de Lisieux. O segundo relicário, chamado de “Relicário do Centenário”, também doação do povo brasileiro, é utilizado para as peregrinações intercontinentais. Para acompanhar a programação da peregrinação é só acessar o Instagram dos carmelitas: @soucarmeloocd, @carmelobrasil e @floresdocarmelo.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias