Home / Curta Goias por Alessandra Paula

CURTA GOIAS POR ALESSANDRA PAULA

Buenolândia celebra o tombamento como "Marco Zero do Estado de Goiás" com festa histórica

O distrito é conhecido por ser o primeiro local onde Bartolomeu Bueno, se instalou antes de fundar a cidade de Goiás

Reprodução/Redes Sociais Reprodução/Redes Sociais

Que tal um pouco de turismo histórico? Neste sábado 04, os moradores de Buenolândia, distrito da Cidade de Goiás, celebram a festa em comemoração ao tombamento do local como "Marco Zero do Estado de Goiás". A lei estadual, que reconhece a importância histórica do distrito, foi publicada em 10 de agosto deste ano, e agora a comunidade se reúne para celebrar essa conquista.

Buenolândia é conhecida por ser o primeiro local onde Bartolomeu Bueno, mais conhecido como Anhanguera, se instalou antes de fundar a cidade de Goiás. Segundo relatos históricos, foi nesse distrito que Anhanguera iniciou sua jornada de exploração e colonização do território goiano.

A festa promete uma grande homenagem, e principalmente, valorização da história e cultura local. A programação inclui apresentações culturais, como danças típicas e músicas regionais, que ressaltam a identidade e tradições do distrito. Além disso, uma missa será realizada em agradecimento pela conquista do tombamento e pela preservação da memória histórica de Buenolândia.

Uma das atrações mais esperadas é a cavalgada, que percorrerá as principais ruas do distrito. Os participantes, montados em seus cavalos, representam a tradição e a importância do cavalo na história de Buenolândia e do estado de Goiás.

A expectativa é que cerca de 5 mil pessoas participem da festa, entre moradores locais, visitantes e autoridades. A comemoração do tombamento de Buenolândia como "Marco Zero do Estado de Goiás" é um fato importante para a comunidade, que busca preservar e valorizar sua história e identidade cultural.

A festa também é uma oportunidade para promover o turismo na região, atrair visitantes interessados em conhecer mais sobre a história de Goiás e desfrutar das belezas naturais e culturais de Buenolândia.

Buenolândia é um exemplo de como o reconhecimento do patrimônio histórico e cultural de uma região pode fortalecer a identidade local e impulsionar o desenvolvimento socioeconômico. O tombamento como "Marco Zero do Estado de Goiás" é um motivo de orgulho para os moradores e uma oportunidade de compartilhar a rica história do distrito com o restante do estado.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias