Home / BBB 23

BBB 23

Lucas Penteado: conflitos no BBB21 podem desencadear e agravar quadro emocional

Por Alexander Bez - Psicólogo e Escritor

O BBB 2021 está dando o que falar nas redes sociais! Um dos nomes que mais se envolve em polêmicas é de Lucas Penteado. O jovem protagoniza confusões e momentos marcantes dentro da casa mais vigiada do Brasil. O que vem chamando atenção do publico é a forma como o brother vem sendo tratado e ignorado. Pensando nisso, o Psicólogo Alexander Bez explica o que pode estar por trás do comportamento de Penteado e os danos dessa pressão psicológica que ele vem sofrendo nesses dias de confinamento.

1- Essa pressão psicológica pode acabar piorando o estado emocional do Lucas?

A primeira questão a ser pontuada é que entrar em um reality de qualquer natureza já coloca as pessoas em situações de vulnerabilidade. Pessoas já fragilizadas emocionalmente, como Lucas Penteado, tender a sofrer bastante com todas as emoções da competição. A grande diferenciação que irá promover o sucesso pessoal no BBB é justamente a flexibilidade em diversos tipos de situações, desde as mais conflitantes até as felizes.

Quanto mais emocional o participante for, maior a probabilidade de não se encontrar no jogo. Lucas está sofrendo severas críticas e retaliações, lidar com essas situações não é fácil para ninguém, mas para o brother esses conflitos podem acabar minando sua capacidade de entender as questões do outro, pensar coletivamente.

2- Lucas se desentendeu com alguns brothers da casa, isso se deve a instabilidade emocional ou idade do rapaz?

Em Reality Shows tipo o BBB há muitos tipos de pressões. A idade cronológica pode indicar falta de preparo, mas se houver uma densa maturidade psicológica pode-se compensar a pouca idade, e assim a falta de experiência no lidar social pode não constar como um agravante. Nesse tipo de interação social midiática a inteligência emocional acaba sendo mais valiosa que a idade cronológica. Lucas é jovem, mas sua fragilidade está no trato psicológico.

3- Ele fala que sua personalidade é um resultado de muitos traumas. O racismo enseja o sofrimento psíquico?

Os traumas emocionais são contundentes para evocar desequilíbrios psicoemocionais. Sim, o racismo pode desencadear muitos conflitos, principalmente no tocante à autoestima. Tem que haver uma diretriz familiar de apoio maciço e efetivo para uma estruturação psicológica forte. O racismo afeta contundentemente a vida da vítima, pode deixar marcas e traumas severos em quem sofre. As consequências podem afetar da conjunção social até as profissionais. A vítima, como Penteado, apresenta sintomatologias psicológicas bem determinantes, como Transtornos de Ansiedade, Transtornos Depressivos, anotados em várias nuances.

4- Por que as pessoas lá dentro do reality se preocupam tanto com o cancelamento?

Porque é uma cultura atual. A nova conduta comportamental de excluir determinada pessoa representa uma enorme negatividade. No trato emocional significa que a pessoa não terá apoio daquilo que sustenta, trazendo sentimento de exclusão, tristeza, insegurança e medo do amanhã. Os brothers confinados estão tensos pela possibilidade de serem cancelados e terem que lidar com as críticas e rejeição por parte do público.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias