BBB 20

Fogo nos racistas! BBB foi show de política afirmativa

A edição 20 do BBB, colocou o programa no radar do Brasil. Em seu aniversário de 20 anos a edição foi um show de afirmação politica, discussões sobre machismo, violência contra as mulheres e racismo. Thelma não merece elogios apenas por ser mulher e negra. Mas por sua personalidade, garra e coragem.

diario da manha

Thelma Assis, 35 anos, é médica anestesiologista e trabalha em quatro hospitais da grande São Paulo. Sobretudo, ela ainda faz parte da bateria e da comissão de frente da Mocidade Alegre, escola de samba paulista. Apesar disso, você deve conhece-la por Thelminha, uma das protagonistas do Big Brother Brasil 2020.

Grande candidata a vencedora desta edição do reality show, Thelminha divide opiniões na internet. Parte do público vê a jogadora como uma grande estrategista, que se posiciona no jogo mas age com cautela e grande diplomacia com grande parte da casa. Contudo, existe uma parcela da audiência que vê a paulista como planta, ou seja, parada na casa.

Independente da sua opinião em relação a sister, Thelma Assis é uma enxurrada de simpatia, beleza, coerência e força. Sem medo de ser verdadeira, é capaz de enfrentar quem for para defender seus amigos. Babu é a prova viva. Mas não vamos nos adiantar, conheça mais sobre essa incrível mulher.

Biografia da Thelma Assis:

Thelma Assis, quem é? Biografia, história e trajetória no BBB 20
Foto: Extra

Médica e passista de escola de samba, Thelma Assis sabe o que é precisar lutar com todas as forças para conquistar vitórias desde cedo. Primeiramente, ela é nascida e criada no bairro Limão, na periferia de São Paulo

Com apenas 3 dias de vida, foi rejeitada pela mãe biológica e adotada pela funcionária pública aposentada Yara Assis, hoje com 70 anos, e o gráfico Carlos Alberto de Assis. O casal havia acabado de perder um filho. Thelminha descobriu que foi adotada com 7 anos de idade. A confirmação da adoção veio anos depois, com uma ligação anônima.

Thelma Assis, quem é? Biografia, história e trajetória no BBB 20
Foto: Extra

De família humilde, seus país sempre batalharam para dar a Thelminha a melhor educação. Durante toda a vida, estudou em colégios particulares. Após o fim do ensino médio, ela fez 3 anos de cursinho pré-vestibular, com bolsa de 50%, para conseguir o tão sonhado curso de medicina.

Entretanto, na época, ela também fazia aulas de balé. Talvez você não saiba, mas ela também é bailarina, o que lhe garantiu uma vaga na Mocidade Alegre. A formação também garantiu que ela trabalhasse dando aula de balé, proporcionando a oportunidade de dar aula e, com o dinheiro, ajudar os país a pagar o seu cursinho.

Thelma Assis, quem é? Biografia, história e trajetória no BBB 20
Foto: Extra

Acima de tudo, na terceira tentativa de vestibular, ela conseguiu uma bolsa 100% no curso de medicina. Na universidade, inclusive, ela enfrentou dificuldade para comprar os livros e os instrumentos para as aulas. Ela já chegou a afirmar que vivia na biblioteca, sendo o único jeito de conseguir estudar.

Por fim, seu pai morreu em agosto de 2019. Ele lutava contra o câncer a 9 anos e faleceu em meio ao processo de entrada da sister no BBB 20.

Trajetória no BBB 20:

Thelma Assis, quem é? Biografia, história e trajetória no BBB 20
Foto: Rede Globo

Certamente Thelminha sabe o que quer no Big Brother Brasil 2020: ganhar 1 milhão e meio de reais. Porém, ela não está disposta a passar por cima dos seus princípios para alcançar o prêmio desejado.

Primeiramente, Thelma começou o jogo se unindo a suas duas melhores amigas dentro da casa: Marcela e Giselly. Ela também se aliou a Pyong Lee e integrou a chamada comunidade hippie na casa.

Thelma Assis, quem é? Biografia, história e trajetória no BBB 20
Foto: Rede Globo

Ela também criou um elo de carinho e confiança com integrante de um dos rivais do seu grupo; Babu Santana. Consequentemente ela sempre deixou claro: nunca votaria no amigo, por mais que seus outros amigos tenham colocado babu 4 vezes no paredão.

Quando Marcela começou a se relacionar com Daniel, ela se viu abandonada pelas melhores amigas dentro da casa, e passou a se relacionar com mais profundidade com Rafa e Manu Gavassi, criando uma nova parceria. Mas, ela voltou a ter mais intimidade com Marcela um tempo depois.

Thelma Assis, quem é? Biografia, história e trajetória no BBB 20
Foto: Rede Globo

Além disso, ela também assumiu uma postura combativa contra o machismo dentro da casa. Ela não recuou quando teve que enfrentar personagens como Lucas e Prior.

Ela também não fugiu da briga quando foi colocada contra a parede por outra participante: Flayslane. As duas possuem um antagonismo clássico, e prometem ainda render bons momentos.

Acima de tudo, Thelminha possui uma grande base de fãs aqui fora. Ela, ao lado de Babu e Rafa Kalimann, é uma das favoritas a ganhar o prêmio do BBB 20.

Thelma e o racismo estrutural:

Thelma Assis, quem é? Biografia, história e trajetória no BBB 20
Foto: Extra

Primeiramente, Thelma Assis e Babu são os únicos brother negros do BBB 20. Certamente, isso já revela uma forma de racismo explicito: em um país de heterogêneo, de maioria negra, é desigual que entre 20 participantes, apenas 2 sejam negros.

Durante semanas, a internet apontou que os dois estavam sofrente racismo estrutural dentro da casa. Muitas vezes eles são deixados de lado pelos próprios amigos brancos.

Thelma Assis, quem é? Biografia, história e trajetória no BBB 20
Foto: Extra

Acima de tudo, você sabe o que é racismo estrutural? É a definição de que o preconceito racial não é uma anormalidade da sociedade, mas parte da formação das estruturas políticas, econômicas, jurídicas e sociais.

Este conteúdo foi organizado pelo jornalista Douglas Almeida Bucalem para o DM.

Comentários