Aparecida de Goiânia

Paciente internado na UTI do HMAP comemora aniversário com chamada de vídeo

diario da manha

Visando a Política Nacional de Humanização, o Hospital Municipal de Aparecida de Goiânia (HMAP) sempre desenvolve ações em benefício e para o bem-estar do paciente. Internado há mais de dois meses na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital, o paciente Odifílio Rodrigues de Souza completa nesta quarta-feira, 3, 75 anos de vida, e apesar do ambiente não ser agradável para ninguém, principalmente nesse momento de pandemia, a data não passou em branco e deixou o paciente muito feliz.

A equipe multiprofissional da unidade quebrou a rotina e rodeou o paciente para um momento de muito carinho e comemoração. De acordo com Alice Siqueira Carvalho, coordenadora do setor de Fonoaudiologia do HMAP, Odifílio se alimenta por meio de uma sonda nasoenteral e sempre externou à equipe vontade de comer pela boca. “Nada melhor que realizar o desejo do paciente no dia do seu aniversário. Então tivemos a ideia proporcionar uma comemoração com um pedaço de bolo, com o apoio da fonoaudiologia para que acontecesse com segurança e dentro da dieta que o serviço preconiza para cada paciente em suas diversas necessidades.”, explica.

Alice ressalta que devido à pandeia as visitas estão suspensas, e a equipe gostaria de levar aconchego e a presença da família para pacientes que estão internados e distantes de seus familiares. “Ter a presença da família auxilia no tratamento do usuário. Em uma data como aniversário é importante à presença daqueles que amamos, e pensando nisso aprimoramos a ação e realizamos uma chamada de vídeo para que a família de seu Odifílio participasse desse momento”, relata.

A comemoração foi realizada dentro dos limites, evidentemente, para não impactar na rotina dos outros pacientes.

Comentários