Home / Aparecida de Goiânia

APARECIDA DE GOIÂNIA

HMAP realiza capacitação de Higiene Oral

Com o intuito de orientar e salientar a importância da higiene oral em pacientes internados, o Hospital Municipal de Aparecida de Goiânia (HMAP), realiza nos dias 26 e 27 de maio, uma capacitação para a equipe multiprofissional da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da unidade.

Nas Unidades de Terapia Intensivas (UTI’s), diferentes profissionais estão envolvidos nos cuidados do paciente, formando uma equipe multidisciplinar que visa à atenção e assistência integral em saúde.

A promoção de saúde bucal é fundamental para esses pacientes e está diretamente relacionada a complicações sistêmicas como a Pneumonia Associada à Ventilação Mecânica (PAV), pneumonia nosocomial (adquirida), endocardite bacteriana e outras doenças. Por isso, a necessidade da inserção da prática odontológica capacitada como parte da equipe na UTI.

O objetivo do treinamento é ressaltar o cuidado com o paciente interno, rotina, material e procedimento operacional. Capacitar os profissionais para o manejo adequado dos fatores bucais associados com a PAV através da higiene oral dos pacientes.

De acordo com Eliene Rosa da Silva, coordenadora do setor de fisioterapia e terapia ocupacional do HMAP, a PAV é responsável por maior tempo de internação nas UTI´s e aumento da taxa de mortalidade. “Procedimentos simples do dia a dia como por exemplo a higiene oral feita de forma correta, posicionamento da cabeceira da cama elevada a 45º e também a monitorização da pressão do cuff nos ajuda a evitar este tipo de infeção reduzindo assim o tempo de internação do paciente”, explica.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias