Home / Aparecida de Goiânia

APARECIDA DE GOIÂNIA

Boletim médico high-tech

Por Hélmiton Prateado

O Hospital Municipal de Aparecida de Goiânia (HMAP) implantou um serviço revolucionário para facilitar o acesso de parentes e interessados a notícias de pacientes internados na unidade. O Instituto Brasileiro de Gestão Hospitalar (IBGH) disponibilizou para a Secretaria Municipal de Saúde de Aparecida de Goiânia.

De acordo com a superintendente-geral do IBGH, Lázara Mundim, a plataforma foi doada para a SMS com o objetivo de ampliar o leque de soluções para a crise causada pelo Covid-19. “Temos essa ferramenta de acesso para ser usada por parentes e outros interessados visando diminuir a frequência de pessoas ao hospital afim de buscar notícias de pacientes internados e buscas por telefone, provocando engarrafamento nas linhas. Precisamos pensar que essas pessoas podem trazer e levar focos de contaminação”, explicou.

Desde a última semana a Secretaria de Saúde decretou a suspensão das visitas a pacientes como medida de segregação social para evitar a disseminação do novo coronavírus. Parentes e amigos buscam diariamente notícias de pacientes internados, o que tem gerado dificuldades para as equipes do hospital e de acessos a essas notícias.

Com a ferramenta os interessados cadastrados pelo serviço social podem acessar diariamente o boletim resumido para ter notícias de quem estiver internado. O cadastro será limitado por pacientes e evitar grande acesso. Quem tiver notícia poderá repassar para outros, evitando tumultuar o sistema.

Os boletins serão resumidos como na forma que são passadas por telefone antes, informando apenas a estabilidade do paciente ou não, sedação, se está com respiração mecânica ou normal e quadro geral moderado ou grave. Tudo de forma didática e de fácil compreensão, sem qualquer informação adicional que seja contrária aos protocolos do Conselho Federal de Medicina, porque iformações detalhadas são restritas aos médicos e seus pacientes.

“Nosso compromisso é com o bem estar da população e com a segurança de nossos profissionais, por isso disponibilizamos essa ferramenta de forma rápida e de fácil operacionalização para a Secretaria Municipal de Saúde de Aparecida de Goiânia para garantir praticidade para as unidades e para a população”, finalizou Lázara Mundim.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias